Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

domingo, 20 de maio de 2012

Servidores públicos e da iniciativa privada já podem escolher banco onde receber o salário.

Com  a portabilidade correntistas de um banco podem transferir sua conta salário pra outro banco.



A portabilidade de conta-salário, regulamentada para trabalhadores da iniciativa privada em 2010 e para servidores públicos em janeiro deste ano, é uma possibilidade para os trabalhadores que desejam encontrar melhores condições de acesso ao crédito e tarifas bancárias mais atrativas, dentre outras vantagens. Segundo especialistas, com as reduções nas taxas de juros, este é um bom momento para avaliar as condições ofertadas pelo banco atual e se existe outra instituição financeira que se adeque melhor ao perfil do consumidor.

 Vantagens da migração

"A portabilidade é um mecanismo simples, é a possibilidade de qualquer correntistas migrar sua conta-salário para outro banco. Além dos juros reduzidos, é possível encontrar outras vantagens em um banco diferente do qual a pessoa está hoje, pois, com a maior concorrência, os bancos tendem a ofertar outros serviços. A grande vantagem para o consumidor é poder escolher, poder barganhar com o banco", explica o advogado e contador Paulo César, que também realiza palestras sobre saúde financeira.

Em busca de benefícios

Para realizar a portabilidade da conta-salário, o cliente deve primeiro se informar no banco atual quais benefícios ele possui e o que o banco pode oferecer a mais para que ele mantenha a sua conta lá.

Depois disso, é preciso pesquisar as vantagens ofertadas em outras instituições e, o que pode servir para tentar uma nova negociação com banco atual. A transferência dos recursos depositados pelos empregados para o banco escolhido pelo trabalhador é feita sem nenhum custo.

De acordo com o economista Alex Araújo, além das vantagens oferecidas pelo banco, o trabalhador precisa levar em conta outros fatores antes decidir pela portabilidade da conta-salário, como a proximidade da agência e o relacionamento com os funcionários do banco escolhido, pois é isso que faz o dia a dia. "É mais fácil fazer a portabilidade de conta-salário e o cliente leva todos os produtos que já tinha", completa.

Como transferir


Os trabalhadores que desejam transferir a conta-salário para outro banco devem fazer uma solicitação por escrito ou por meio eletrônico legalmente aceito pela instituição financeira onde o salário é depositado. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até as 12h.

Caso o trabalhador queira passar a receber o seu salário na Caixa Econômica Federal, por exemplo, ele deverá abrir uma conta na Caixa, preencher o Formulário de Solicitação de Transferência de Salário, disponível no site da Caixa, e entregar na agência onde está sua conta-salário atualmente.

O banco irá transferir automaticamente os vencimentos para a Caixa, no dia do pagamento e sem cobrar taxas. Entre as vantagens ofertadas pela Caixa para quem leva a conta-salário para o banco, está a isenção total de tarifa de Cesta de Serviço durante 12 meses e desconto de no mínimo 20%, a partir do 13º mês. Para transferir a conta-salário para o Banco do Brasil, o trabalhador também deve preencher o Termo de Transferência de Salário e entregá-lo na agência onde recebe atualmente seu crédito de proventos.

Após a entrega da documentação, o banco irá transferir mensalmente o salário para o Banco do Brasil, no dia do pagamento, de forma automática. (DM)

Fonte: Diário do Nordeste.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F