Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 31 de julho de 2012

Itapajé: dois homens em uma moto assassinam jovem a tiros de revólver.

                                                                   
A ousadia dos bandidos está surpreendendo até mesmo as autoridades policiais de Itapajé. Os crimes de morte, antes praticados em altas horas da noite e em locais ermos, já não têm mais horário ou local para serem praticados. Os criminosos, ao que parece, já não temem a ação da polícia.
Nesta terça-feira, dia 31, criminosos deram mais uma prova de sua ousadia. Por volta do meio-dia dois bandidos assassinaram a tiros um jovem de 24 anos no bairro Paulo Vieira de Mesquita (Piçarra). Os assassinos estavam em uma motocicleta quando abordaram e alvejaram Francisco Joélio Santos Silva, vulgo Marquito, na Rua Hilário Marcolino. Apesar de o crime ter sido presenciado por moradores do bairro, as testemunhas afirmam que não puderam identificar os criminosos pelo fato de estarem utilizando capacetes.
 Uma ambulância do SAMU ainda foi chamada ao local, mas os paramédicos nada puderam fazer para socorrer a vítima que teve morte imediata. Três viaturas da Polícia Militar, duas do Ronda do Quarteirão e uma do P.O.G., comandadas pelo Capitão Anísio chegaram ao local minutos depois do crime e até o horário de postagem desta matéria ainda faziam diligências para tentar capturar os autores do sinistro. 
Este foi o 11º homicídio do ano em Itapajé. Marquito residia na Avenida Porfírio Sampaio, no Centro, e já tinha várias passagens pela polícia. O crime reforça a tese de que este assassinato esteja ligado a pelo menos outros dois crimes ocorridos neste ano. Nos três casos os autores se utilizaram de uma motocicleta para abordar e executar as vítimas na rua.  

 Com informações do Blog do Clesio Marques

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Itapajé: homem é assassinado à faca, no ano é o décimo homicídio.

 
 
Um homem foi assassinado na tarde deste domingo (29), às 17h30, no Distrito de Baixa Grande, região serrana de Itapajé. Antônio Soares da Silva, de 37 anos, foi assassinado com um profundo golpe de faca.  Segundo informações colhidas pela  Policia Militar o crime foi motivado por uma discussão banal entre os envolvidos.

Uma viatura da PM composta pelo Capitão Anísio, Sargento Vagner, Cabo Rodrigues e o SD Cruz Jr, compareceu ao local do crime  e por volta das 22:00  conseguiu efetuar à prisão de Francisco Braga dos Santos , autor do homicídio.

Com este, sobe para 10 o numero de mortes no município de Itapajé em 2012, o terceiro só neste mês de Julho. Um índice superior ao registrado em igual período do ano passado, quando 7 assassinatos aconteceram até o mês de julho.
 
Com informações do Blog do Clesio Marques.

domingo, 29 de julho de 2012

Internet vira território para mitos e boatos durante campanha eleitoral.

                                         

A cada nova eleição, a internet vem se firmando como um dos mais importantes instrumentos de campanha, seja para os candidatos ampliarem o alcance de seus discursos, seja para os eleitores se informarem a respeito das propostas dos concorrentes. Mas ao mesmo tempo que traz vantagens para o processo democrático, a rede também tem suas armadilhas, que podem trair os internautas menos informados. Com o início do período eleitoral, está aberta a temporada de propagação de boatos, notícias falsas e mitos que servem apenas para confundir o eleitor. Separar o verdadeiro do falso é necessário para que o votante não seja levado a fazer uma escolha equivocada.

Exemplos do mau uso eleitoral da internet não faltam. Há alguns mitos que se propagaram através de e-mails e redes sociais, como o de que se houver 50% de votos nulos a eleição é anulada, ou então o de que o voto em branco vai para o candidato que estiver na frente. Ainda há as falsas notícias que apontam números de pesquisas fictícias, votações inexistentes, leis imaginárias ou acusações contra candidatos.

O professor da Univer­­sida­­de Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador na área de internet e política Sérgio Soares Braga dá uma dica importante para o eleitor não se deixar enganar pela boataria virtual: comportar-se como um consumidor. “Ele deve tomar as mesmas precauções que adota ao fazer uma compra pela internet: verificar a confiabilidade da informação que está consumindo”, resume. Para isso, são recomendados procedimentos como consultar diferentes sites, conversar com amigos e buscar a origem da informação.

Braga lembra que a disseminação de falsas informações é mais comum durante a reta final de campanha, o que não significa que os boatos não apareçam neste início. “Com a velocidade de disseminação da internet, pessoas mal-intencionadas se aproveitam daqueles que não têm uma formação adequada e que repassam notícias sem questionar se elas são mesmo verdadeiras.”

Para Luiz Domingos Costa, doutor em ciência política e professor da Uninter, é preciso desconfiar também das notícias divulgadas por meio dos perfis dos candidatos nas redes sociais. “Essas mídias ainda são muito mal usadas para informação. Geralmente essa propaganda negativa vem do próprio candidato, que a usa para se promover ou destacar algum ponto negativo de seus opositores”, ressalta. Ele também recomenda que os eleitores consultem sites de organizações e movimentos sociais independentes, evitando acompanhar apenas blogs que possam ter um direcionamento político-partidário.

Com informações do Jornal Gazeta do Paraná

Irauçuba: Zé Mota faz reunião com militantes do 31.




Na  última sexta-feira( 29) o candidato da Coligação "Coragem prá Fazer ainda mais" Professor Zé Mota, realizou reuniões com militantes que participam da campanha. Elas ocorreram nos distritos de Juá, Missí e na sede. Na reunião com a militância estiveram presentes o Deputado Federal Danilo Forte, o Deputado estadual Osmar Baquit, além do prefeito Nonatinho. Organizadores dos eventos estimam em quase três mil militantes que participaram das reuniões. Só aqui na sede  mais de mil pessoas foram ao Clube Recreativo. O candidato a prefeito, professor José Mota conclamou os presentes a participar ativamente da campanha, e foi ovacionado pelo militantes, que pulavam e dançavam  ao som das músicas da campanha.







                                  
                                                

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sobral: comerciante reage a assalto e mata dois dos assaltantes..

                                        


                                              Fotos  do Blog do Wilson Gomes


Dois adolescentes morreram e duas pessoas foram feridas à bala após tentativa de assalto a um comércio em Sobral , na tarde desta sexta-feira (27), de acordo com o delegado regional de Sobral, Hebert Ponte e Silva. Segundo o delegado, o crime ocorreu por volta das 14h30, quando cinco pessoas anunciaram o assalto em uma loja no Bairro Campo dos Velhos, na periferia de Sobral. De acordo com Hebert Ponte, o proprietário do local, que estava armado, reagiu e atingiu quatro pessoas, duas foram feridas e duas morreram no local.

Hebert Ponte diz que os dois mortos têm menos de 18 anos, e investiga a idade e identidade dos demais envolvidos. A polícia procura também o proprietário do local, que fugiu após reagir ao assalto. "Nós fizemos uma busca, mas quando chegamos, ele já não estava mais no local", explica o delegado.

Ainda de acordo com a polícia, o grupo que anunciou o assalto havia roubado um outro comércio no Centro de Sobral, também nesta sexta-feira. Os dois suspeitos feridos foram encaminhados para a Santa Casa de Sobral, sob escolta policial, e deve ser encaminhados à Delegacia Regional de Sobral após alta hospitalar. De acordo com a Santa Casa, os pacientes apresentam estado de saúde estável.

O quinto suspeito de participação de assalto fugiu sem ser ferido. A polícia faz buscas na zona rural de Sobral pelo suspeito, ainda não identificado pelos policiais.

Com informações do Portal G1 Ceará.

Irauçuba: prazo para inscrições do concurso público é prorrogado.


A Prefeitura municipal de Irauçuba  publicou hoje nos jornais, edital  prorrogando o prazo para as  inscrições do concurso público que se encerravam hoje (27) A data para o encerramento  será dia 10 de Agosto. Esta é mais uma oportunidade para quem ainda  não se escreveu.

O Concurso  da PMI dispõe de vagas para  Nível superior, Ensino Médio e Fundamental. O Edital com o número de vagas, salário, carga horária esta disponível no site do SERAP  ( Serviço de Acompanhamento e Assessoria Pública) empresa contratada para o concurso.

Há vagas para médicos, cirurgião dentista, assistente social, contador, motorista, agente comunitário de saúde, dentre outros. O cargo que tem o maior número de vagas é para a Guarda Municipal com 20 vagas.






Guaramiranga: candidato a prefeito tem candidatura indeferida pela lei da Ficha Limpa.

O ex-prefeito de Guaramiranga, cidade localizada no Maçiço do Baturité,  Francisco Farias Neto, o Farias (PP), teve a candidatura indeferida por conta da Lei da Ficha Limpa.  Farias foi condenado, na década de 90, por crime de responsabilidade contra a administração pública na Justiça de Guaramiranga. A decisão foi confirmada depois pela 2a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

O Ministério Público impugnou a candidatura pela Lei da Ficha Limpa. Farias ainda tentou questionar a ação, argumentando que o crime já havia prescrito, mas a juíza responsável pelo caso, Maria Tereza Farias, argumentou que não cabe à Justiça Eleitoral discutir se o crime estava ou não prescrito, mas se ele se enquadrava na Lei da Ficha Limpa.

Essa é o segundo indeferimento de candidatura pela “ficha suja” dos candidatos a prefeito no Ceará. O primeiro caso foi em Sobral com o dr. Guimarães.

Agora, é acompanhar para ver qual será o entendimento do TRE cearense.

Com informações do Blog Segunda Leitura

quinta-feira, 26 de julho de 2012

RS: mãe e filho são assassinados, marido é o principal suspeito

                                                          Márcia e Matheus
A Polícia Civil e a Brigada Militar encontraram os corpos de uma mãe e de seu um filho em uma casa na Rua Sargento Nicolau Dias de Faria, no bairro Tristeza, zona sul de Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira. Márcia Calixto Carnetti, de 39 anos, estava de bruços no chão do quarto de casal da residência, morta a facadas. O filho, Matheus Carnetti, de seis anos, também morto a facadas, estava em seu quarto, na cama, de pijama. Perto dele, foram encontradas duas facas de cozinha ensaguentadas, provavelmente usadas para cometer o crime. Na cozinha, uma faca maior foi achada nas mesmas circustâncias.

Os policiais arrombaram a casa um dia depois de o marido de Márcia e pai de Matheus, Ênio Luiz Carnetti, ter saltado da ponte do Canal Furado, na BR-290. Resgatado por um pescador, foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Pronto Socorro da Capital (HPS). Ele deixou o carro Focus no local onde pulou e o veículo foi apreendido pela polícia.

No hospital, os responsáveis tentaram contato com a família. O primo dele, Claudomir Miguiorini avisou o pai de Márcia, João de Carvalho Calixto. Desconfiado, João procurou a polícia, que entrou na moradia na manhã desta quinta-feira. 

Com ferimentos a facadas e outros machucados provocados pela queda na ponte, Carnetti ainda se recupera no hospital. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do duplo homicídio. Segundo a delegada de plantão Clarrisa Demartini, o principal suspeito do crime é o marido de Márcia. Ele está sob a guarda da polícia e deve ser transferido para o Presídio Central ainda nesta quinta-feira.

Crime teria sido motivado por suposta traição
Na casa, a Polícia Civil encontrou cópias de e-mails de Márcia, que ajudariam a entender a motivação do crime.

— Por meio de um software, ele (Ênio) teve acesso aos e-mails dela (Márcia). Nas mensagens, há indícios de que ela o estivesse traindo — afirma o delegado Cléber dos Santos Lima, da 1ª Delegacia de Homicídios da Capital.

Também foram encontrados outros bilhetes escritos a mão pelo bioquímico. Neles, o bioquímico teria escrito que preferia morrer a ir para prisão e que teria assassinado o filho "para ele não sofre.
 
Com informações do Jornal Zero Hora.

São Paulo: Número de mortos pela Rota cresce 78% em cinco anos



                                      

O batalhão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), a unidade de elite da polícia paulista, aumentou seu índice de letalidade em 78% em um período aproximado de cinco anos, entre 2007 e 2011. Segundo dados da Ouvidoria da Polícia, a unidade matou 46 pessoas que teriam resistido à prisão em 2007. 

Nos anos seguintes o número foi se elevando até atingir 82 em 2011 - o que representa uma variação de 78%. Só no primeiro semestre deste ano o número de vítimas fatais da Rota já chega a 48 pessoas. Em maio, o mês que antecedeu a recente onda de ataques contra policiais, unidade matou 17 pessoas, dez a mais que no mês de abril (142% de alta, sendo que a média da PM foi de 44%).

Com aproximadamente 750 policiais, o batalhão hoje representa menos de 1% do efetivo total da PM, de quase 81 mil homens. Porém, no período entre 2007 e 2011 foi responsável por 14% dos mais de 2.200 casos de "resistência seguida de morte" registrados pela corporação como um todo.

Membros da Secretaria de Segurança Pública dizem sem se identificar que seria preciso levar em conta o fato de que a Rota seria usada pela cúpula da PM para atuar em casos onde há expectativa de choque com criminosos.

Com informações da BBC Brasil.

Eleições 2012: candidatos a prefeito de Itapajé gastarão quase 3 milhões de reais na campanha.

                                                                  

Os quatro candidatos a prefeito nas eleições 2012 em Itapajé informaram ao TSE ( Tribunal Superior Eleitoral) que gastarão quase três milhões de reais na campanha política. As informações poderão ser acessadas através do sistema DIVULGACAND 2012.

Pelo visto dinheiro não vai ser problema para a eleição na "Terra do Frade de Pedra". Itapajé conta atualmente com 37435 eleitores e os candidatos a eleição majoritária estipularam que o valor gasto somado-se as quatro candidaturas importará em 2 milhões e 900 mil reais. Esse valor divido pelo total de habitantes da cidade dá  uma média de 78 reais gasto por eleitor.

Dos quatro candidatos o empresário Elihú Bastos Lira, candidato pelo PSB informou que gastará na campanha 1 milhão e 500  mil reaisJoão Batista Braga, comerciante, candidato pelo  PTB gastará 800 mil reais. Cid Lira Braga 300 mil reais. O vigário e atual prefeito de itapajé Padre Marques que concorre a reeleição, informou que gastará 300 mil reais. Cid Lira e Padre marques foram os que informaram os menores gastos. Resta agora aos eleitores de Itapajé fiscalizar quem está gastando acima do informadoao TSE.




Juiz de Tamboril proíbe prefeitura de promover eventos artísticos .

O juiz da 61ª Zona Eleitoral, em Tamboril, Adriano Pontes Aragão, concedeu, no dia 24/7, liminar em Ação interposta pelo Ministério Público Eleitoral, determinando que o município de Tamboril se abstenha de promover qualquer espetáculo artístico musical com cantores, bandas ou duplas de artistas até um dia após a eleição (8 de outubro deste ano).

De acordo com o juiz eleitoral, existem  fortes indícios de que tem havido reiterada propaganda institucional do Poder Executivo Municipal na pessoa do prefeito, José Jeová Souto Mota, desde fevereiro deste ano, no evento de carnaval denominado "Tamboril Folia", até o corrente mês, no evento intitulado "Tamboril Fest". Segundo a decisão, em ambas as festas, Jeová Mota emitiu declarações que favorecem o candidato a prefeito que tem seu apoio, José Ramiro Teixeira Júnior.

Mesmo que o representante do Ministério Público Eleitoral, Marcelo Cochrane Santiago Sampaio, tenha expedido recomendações acerca das condutas admitidas no período eleitoral, o prefeito Jeová Mota declarou no carnaval que o vereador Ramiro Júnior lhe dá sustentação política para fazer tudo isso que vem acontecendo em Tamboril e que espera que o novo prefeito continue com os festejos carnavalescos.

Já no "Tamboril Fest", além de qualidades do prefeito terem sido enaltecidas em todos os quatro dias de festa, durante a apresentação da banda ‘Garota Safada’, no dia 17 de julho, o prefeito subiu ao palco e cantou trecho de uma música, fazendo um trocadilho com a letra e declarando que Tamboril não deve voltar para trás, "para deixar claro que Tamboril continuará assim, sede de muitos espetáculos de bandas de forró famosas, sob a batuta de José Ramiro Teixeira Júnior". Na oportunidade, o prefeito anunciou mais dois outros eventos de grande porte: um show com os artistas Italo e Renno e Amado Batista, no dia 28 de julho, e um show no dia 04 de outubro, com as bandas Garota Safada e Aviões do Forró.

Nos termos da decisão do juiz eleitoral, além de configurarem conduta vedada ao agente público (art. 50 da Res. TSE nº 23.370/2011), as propagandas realizadas pelo prefeito caracterizam abuso de poder e afetam a normalidade do pleito, uma vez que procuram "incutir, nos presentes aos espetáculos, a sensação de que é necessário votar no candidato a prefeito que tem seu apoio, para que a ‘alegria’ continue".

Com informações do TRE Ceará.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Comarca de Irauçuba cumpre Meta 3 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública.



A Comarca de Irauçuba, cumpriu a Meta 3 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no último dia 12 de julho. A meta consiste em alcançar a pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio ajuizadas até 31 de dezembro de 2008.

O juiz que responde pela comarca, Fernando de Souza Vicente, destacou o trabalho dos servidores. “Isso só foi possível porque a equipe de servidores atuou com empenho, esforço e dedicação para cumprir a meta, cujo prazo se encerra no próximo mês de outubro”.

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é o gestor da referida meta no âmbito da Justiça estadual. O desembargador vem realizando várias ações para agilizar a tramitação dos processos de competência do Tribunal do Júri.

Nesse sentido, foi implantado sistema de informática para controlar o número de ações referentes a homicídios dolosos que tramitam nas Comarcas e Varas do Júri no Ceará. O programa, criado pela equipe de apoio, vai permitir a elaboração de estatística fidedigna que será enviada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Outra medida foi a criação de e-mail específico para troca de dados e informações entre os magistrados presidentes de Tribunais do Júri, possibilitando maior comunicação. Além de campanha de divulgação de metas, feitas por meio de ofícios, banners, cartazes, internet e intranet do Poder Judiciário.

Com informações do Portal de Notícias do Tribunal de Justiça do Ceará.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Nova Russas: candidato a prefeito é preso por assalto e formação de quadrilha.

                                                                            

O candidato à prefeitura de Nova Russas Francisco Armando Marques Bezerra, foi preso nesta terça-feira (24), suspeito de formação de quadrilha, assalto e roubo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Segurança Social do Ceará (SSPDS).

A prisão foi decretada pela comarca de Sobral, na Região Norte do Ceará. Contra o suspeito, também há mandados abertos das comarcas de Nova Russas e Maracanaú. Francisco Armando é candidato à prefeitura da cidade pela coligação "Mudança com Compromisso e Seriedade", formado pelos partidos PSDC e PMN.

A prisão foi feita em parceria entre a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Social e Polícia Civil, e o suspeito era investigado há pelo menos um mês, de acordo com a Polícia Civil.
A família do acusado diz que não vai se pronunciar sobre o assunto, e o prefeito ainda procura um advogado que irá defendê-lo da acusação. O suspeito foi levado para a delegacia de Crateús. 

Com informações do G1 Ceará.



Caixa começa a pagar hoje benefícios do PIS.

A Caixa Econômica Federal inicia hoje (24) o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. De acordo com a Caixa, gestora do PIS, 17,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono de R$ 622, enquanto 27 milhões de assalariados poderão sacar os rendimentos, em valores menores que o abono. Os rendimentos não retirados retornam para a conta de participação do trabalhador.

Beneficiários que têm conta-corrente ou poupança no banco terão o valor creditado automaticamente. Para isso, é preciso que o único titular da conta seja o trabalhador beneficiário do PIS.

As empresas conveniadas com a Caixa creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto dos funcionários. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS nos contracheques.

Trabalhadores que não têm conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir do dia 15 de agosto nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou em uma agência do banco. Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador.
 Quem tem direito a receber o PIS.

Eleições 2012: `Bixa Muda´, candidata a vereador(a) em Juazeiro do Norte vai fazer exame de sanidade mental

                                                         
A justiça eleitoral determinou e está agendada para às 16h30min desta quarta-feira, dia 25 de julho, a realização do exame de sanidade mental do surdo João dos Reis Filho, de 42 anos, que pretende se candidatar a vereador pelo PRB. Trata-se da conhecida Bixa Muda que teve a opinião contrária do Ministério Público. O Promotor de Justiça, Carlos Félix da Silva, pediu ao Juiz Djalma Sobreira a impugnação dessa postulação que integra a coligação Juazeiro Independente com os partidos PRB/PCdoB/PMN/PP.

Na sua solicitação considerou que a Bixa Muda não tem discernimento para o exercício do cargo de vereador. O exame de sanidade mental será feito no consultório do Psiquiatra Pedro Jorge Malzone, que funciona no edifício Medical Center em Juazeiro do Norte. Para poder desenvolver o trabalho será necessário um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) a ponto de favorecer a comunicação entre o médico e a candidata.

Segundo o presidente da Associação de Defesa, Apoio, Cidadania dos Homossexuais (ADACHO), André Lacerda, um dos questionamentos iniciais tinha a ver com a falta de escolaridade. Conforme acrescentou, isso caiu por terra quando foi apresentado à justiça eleitoral a declaração de escolaridade da Bixa Muda. Com isso, de acordo com André, o Ministério Público focou apenas no discernimento e pediu ao juiz a realização do exame de sanidade mental.

Com informações do Site Miséria.

Caixa reduz taxa de juros de linha de crédito de material de construção.



A taxa máxima de juros para a linha de financiamento de materiais de construção – Construcard – da Caixa Econômica Federal caiu de 2,35% para 1,85% ao mês. Segundo a Caixa, a taxa mínima passou de 1,96% para 1,40% ao mês. O prazo também foi estendido de 60 para 96 meses, com seis meses de carência para execução da obras.

Para este ano, estão disponíveis R$ 5 bilhões. Desde 1998, quando foi criada a linha de financiamento, foram liberados R$ 15 bilhões e atendidos 1,2 milhão de clientes.

Para ter acesso à linha é preciso ir a uma agência do banco e apresentar documentos pessoais (RG, CPF e comprovantes de endereço e de renda) para avaliação cadastral. Para os que são clientes da instituição, em muitos casos, o limite já pode estar pré-aprovado. Neste caso, é preciso fazer a contratação com o gerente.  
Ainda segundo a Caixa, não há limite máximo para o valor do financiamento, que dependerá da capacidade de pagamento mensal do cliente.

A linha de crédito Construcard é disponibilizada por meio de um cartão magnético exclusivo para uso em lojas de material de construção conveniadas. Além da compra de material de construção em geral, o Construcard pode ser usado para aquisição de móveis embutidos e sistemas de aquecimento solar. Segundo a Caixa, atualmente, são mais de 65 mil pontos comerciais conveniados em todo o Brasil.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

País tem desafio de combater pobreza intelectual, diz presidenta da SBPC na abertura de reunião da entidade.



 Com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abriu domingo (22) a 64ª reunião da entidade. De acordo com a presidenta da SBPC, Helena Nader, um dos desafios da reunião deste ano é encontrar caminhos para combater a pobreza intelectual.

“O que será discutido aqui não é só a pobreza no sentido socioeconômico, porque tirar da pobreza econômica não é difícil, isso está sendo feito. O que eu quero é um passo adiante. Daqui a quantos anos vamos ver essa população que precisa do Bolsa Família tendo seus filhos em escola de alta qualidade e com acesso à tecnologia que as classes mais abastadas têm? É isso que a gente quer para o Brasil, manter as pessoas com bolsa? Ou será que temos que dar para esses indivíduos a cidadania? A condição de ele poder ter o próprio trabalho?”, disse a presidenta da SBPC durante a abertura do evento.

Helena Nader reivindicou o investimento de 10% do PIB( Produto Interno Bruto) em educação e a partilha de 50% do Fundo Social formado por recursos obtidos com a exploração de petróleo na camada pré-sal para investimentos em educação e ciência e tecnologia.

Para o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado Filho, a ciência e o conhecimento são parte da solução para a desigualdade social. “A questão da pobreza é histórica e cultural. Vamos aliar o conhecimento cientifico aos saberes para trabalhar uma área de produção e, a partir daí, estimular as comunidades a industrializar seus conhecimentos tradicionais. A ciência é um instrumento de mudança para o povo brasileiro”, ressaltou.

Desde 1950, a SBPC homenageia anualmente cientistas que deram contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência brasileira. Entretanto, nesta edição, a SBPC homenageou quatro ex-diretores que morreram em 2012: Aziz Ab'Saber, Gilberto Cardoso Alves Velho, Luiz Edmundo de Magalhães e Antônio Flávio de Oliveira Pierucci. A SBPC também homenageou o cientista e político maranhense Renato Archer, que morreu em 1996.

Com informações da Agência Brasil.

Irauçuba: agressão a faca em briga no distrito de Missí.

O destacamento da Polícia Militar de Irauçuba foi comunicado que ontem ( 22) teria ocorrido uma briga no distrito de Missí. Imediatamente uma viatura da PM comandada pelo Sgto Nunes e o CB Anastácio se deslocou até aquela localidade. Lá chegando constatou-se a agressão.

O soldado Nunes  relatou que o indivíduo de nome Antônio Oliveira Barbosa, 28 anos residente no distrito de Brotas, Miraíma agrediu durante uma bebedeira José Diego Santos Silva, 19 anos, ele levou uma profunda facada nas costas, sangrando muito foi encaminhado ao Hospital municipal Dr. Pedro de Castro Marinho e de lá encaminhado a Sobral, devido a gravidade do ferimento.

O agressor foi preso em flagrante delito pelos policiais militares que o encaminharam a Polícia Civil onde o  mesmo  foi autuado no CPB ( Código penal Brasileiro) por tentativa de homicidio.

                                                      Lei Maria da Penha

Antônio Juvenal Ferreira, 48 anos, residente na rua Elvira Negreiros Bastos, bairro Sagrado Coração de Jesus, foi  detido pela polícia Militar. Segundo informações repassadas,  ele teria agredido Alcirene Silva Sousa, sua esposa. Bigode como é conhecido tentou contra a vida da esposa através de estrangulamento, com as mãos. O agressor foi encaminhado a polícia Civil onde foi autuado na Lei 11340 (Lei Maria da Penha) e encontra-se  detido no Presídio Municipal.







domingo, 22 de julho de 2012

Paradoxo: cidades pobres têm ricas campanhas.

Os cem municípios brasileiros com os piores Índices de Desenvolvimento Humano, os candidatos a prefeito estimam gastar na temporada eleitoral de 2012 uma fábula: R$ 97,2 milhões. Escrito de outro modo: condenados à escassez, os quase 900 mil brasileiros que residem nesses pedaços miseráveis do mapa do Brasil assistirão ao espetáculo da fartura eleitoral.

Auxiliada por três colegas, a repórter Juliana Castro levou às páginas notícia apinhada de dados intrigantes. Por exemplo: dividindo-se o orçamento dos comitês pela quantidade de eleitores, descobre-se que o voto de um miserável brasileiro custa, em média, R$ 110,84.

Em dois municípios do Maranhão, Estado dominado pelo clã dos Sarney, o inusitado roça a fronteira do paraxismo. Na cidade de Governador Newton Bello, falta de tudo –de asfalto nas ruas a esgoto nas casas. De cada dez moradores com mais de 15 anos, quatro são analfabetos. Ali, os eleitores são contados em 7.837. Os candidatos à prefeitura local orçaram suas campanhas em R$ 3,6 milhões. Quer dizer: cada voto custará a bagatela de R$ 459,35.

No município maranhense de Presidente Juscelino, onde 59% dos domicílios não dispõem nem de água na torneira, jorrarão dos comitês eleitorais R$ 3,25 milhões. Os eleitores cadastrados somam 8,8 mil pessoas. Cada voto sairá a R$ 368,64
.
Entre o riso dos candidatos perdulários e a lágrima dos eleitores paupérrimos há o nariz. Acionando-o, os brasileiros desassistidos perceberão que a democracia que lhes oferecem cheira mal. Em vez de votar, talvez preferissem que helicópteros lhes despejassem sobre as cabeças as arcas dos comitês.

Com Informações do Blog do Josias Souza.

Família acha caranguejo com cara de Jesus - ou seria Bin Laden? - em estuário americano.



O que parecia um passeio tradicional a um estuário para observar caranguejos, acabou sendo uma experiência bem fora do normal para uma família americana.

Durante um passeio num estuário em Seattle, no estado americano de Washington, John Canfield filmava os bichos quando filmou um que tinha algo diferente dos demais: a imagem de um rosto em suas costas.

De quem era o rosto? Você pode escolher entre duas opções: Jesus Cristo ou Osama Bin Laden. O vídeo foi feito no final de semana passado.

Curioso é que, se o fato ocorresse no Japão, não seria tratado com tanta surpresa. Por lá, alguns tipos de caranguejos trazem mesmo traços de um rosto humano em seu corpo.

Para os japoneses, os caranguejos com essa característica são vistos como reencarnações de guerreiros samurais.

Com informações do UOL.

sábado, 21 de julho de 2012

Santa Quitéria: Juiz proíbe presença de menores em locais públicos após as 23 horas..


O juiz José Valdecy Braga de Sousa proibiu a permanência de menores de 18 anos de idade, desacompanhados de pais ou responsáveis, após as 23h, em praças e vias públicas do Município de Santa Quitéria. A medida consta na Portaria nº 03/2012, assinada pelo magistrado  quinta-feira (19/07).

Também estão proibidas a entrada e a permanência de crianças e adolescentes, desacompanhados dos pais ou responsáveis, em bailes, shows, boates e estabelecimentos semelhantes. A determinação vai vigorar até o dia 30 de outubro deste ano.

O juiz, que é titular da 1ª Vara da Comarca de Santa Quitéria (com competência de atuação na área da Infância e da Juventude), levou em consideração que, durante o período eleitoral, a maior movimentação na cidade leva ao aumento das ocorrências policiais e do risco para crianças e adolescentes. O magistrado ressalta o elevado número de denúncias envolvendo jovens que permanecem nas ruas à noite e de madrugada, expostos ao oferecimento de drogas.

Também destaca os perigos no trânsito, a partir da constatação, durante correição especial, de menores conduzindo veículos ou sendo conduzidos sem o uso de itens de segurança obrigatórios.

A fiscalização da portaria ficará sob a responsabilidade das Polícias Militar e Civil, além do Conselho Tutelar. Crianças e adolescentes flagrados nas ruas após o horário especificado serão recolhidos.

Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.

"Ninguém é obrigado a ficar na TIM", diz presidente da TIM.

Desrespeito, é assim que a TIM trata os clientes de Norte a Sul do País.

                 
A TIM não é a pior operadora do País e não compreendeu os critérios da Anatel para chegar a essa conclusão, disse ontem presidente da TIM Fiber, Rogério Takayanagi, que falou em nome da TIM Brasil. Ele classificou como "drástica" a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de suspender as vendas de novas linhas da empresa em 18 Estados e no Distrito Federal a partir de segunda-feira.

Para o executivo, a competição entre as operadoras força a regulação do mercado. "A TIM, neste momento, é a única operadora que não tem nem fidelização, subsídio ou contrato para a pessoa ficar (na operadora). Então a pessoa só fica na TIM porque ela quer. Ninguém é obrigado a ficar na TIM", afirmou o executivo.

Segundo ele, a operadora investe R$ 3 bilhões por ano para melhorar a qualidade do serviço, principalmente para segurar o cliente. "O cliente pode ir para outra operadora na hora que ele quiser." O executivo reconheceu que há falhas na cobertura da TIM e atribuiu os problemas, principalmente, ao crescimento rápido do serviço.

"Uma rede de celular em um País que cresce como o Brasil é normal que funcione hoje, mas aí, quando constroem um prédio do lado da sua casa ou um shopping novo, o volume de tráfego é maior. Obviamente, a rede para de funcionar e o nosso trabalho é colocar uma nova antena perto da sua casa", disse Takayanagi.

A TIM entrou ontem com um mandado de segurança contra a decisão da Anatel para tentar evitar a suspensão das vendas. Segundo Takayanagi, a "esperança" da empresa é obter uma decisão favorável na Justiça antes de segunda-feira. Mas, se não for possível, a TIM respeitará a decisão do órgão. "O mandado de segurança não é uma afronta à agência. É uma tentativa de defender a operação", disse.

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, disse ontem que o encontro com a diretoria da TIM na quinta-feira foi "tenso". "Eles acham que não deveriam ser punidos", afirmou. 


Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Eleições 2012: Coligação de Zé Mota inaugura comitê

A campanha política das eleições 2012 em Irauçuba deu  seu pontapé inicial ontem (20) . O candidato a prefeito Zé Mota da coligação "Coragem Prá Fazer Ainda Mais" inaugurou o comitê político. A campanha que ainda não tinha começado de verdade tudo  indica que agora é prá valer.

As comemorações da militância que apóia Zé Mota começou com uma concentração  de quase mil motoqueiros, em frente a Praça da Liberdade. Pessoas das localidades e distritos de Irauçuba estavam presentes. Os motoqueiros saíram em passeata pelas principais ruas de Irauçuba. A fila de motos congestionou as ruas da cidade, e chegava a quase um quilometro de comprimento. Ao longo do percurso, nos bairros moradores observavam a passeata e gritavam o nome de Zé Mota.

A passeata terminou em frente a Praça São Luís onde se concentrou uma multidão estimada em mais de 3 mil pessoas. Na praça o palanque foi armado em frente a " Casa do 31" denominação dada ao comitê de Zé Mota. O público presente ouviu as propostas  dos candidatos a vereador e do candidato a prefeito, ele falou que em seu  plano de governo caso eleito a educação continuará sendo uma das prioridades. que fará muito pela Educação," pois sou um  professor, tenho compromisso maior com esta área" disse Zé Mota.



 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atirador mata 14 em exibição de 'Batman' nos EUA .

Um atirador abriu fogo durante uma exibição do filme Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge, na madrugada desta sexta-feira em Denver, nos EUA. 

                                         

O incidente ocorreu durante uma sessão especial, que teve início à meia-noite. Segundo a polícia local, 14 pessoas teriam sido mortas e 50 estariam feridas.
Testemunhas dizem que o atirador estava mascarado e jogou uma bomba de gás lacrimogêneo antes de abrir fogo contra a multidão.
De acordo com um relato feito para a TV americana CNN, "o atirador calmamente subiu as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente".
Um homem teria sido preso nas proximidades do cinema com uma pistola e um fuzil e teria dito para os policiais que tinha mais explosivos estocados em casa.

Com informações da BBC  Brasil

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Réu atira em mulher, mata advogado e é morto por PM em fórum no interior de SP.



Uma troca de tiros na tarde desta quarta-feira (18) deixou duas pessoas mortas e uma ferida no fórum de São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, o réu Sérgio Marcondes dos Santos, de 50 anos, que respondia a processo por agressão contra a ex-mulher, invadiu o fórum armado e, no saguão, atirou na ex-mulher e no advogado dela. 

Na saída do prédio, Santos trocou tiros com policiais que faziam a escolta de um preso e foi morto no local. O advogado, José Aparecido Ferraz Barbosa, de 62 anos, chegou a ser levado para o Pronto Socorro da Vila Industrial, mas não resistiu aos ferimentos.

José Aparecido Ferraz Barbosa era natural de Poços de Caldas (MG) e formou em Direito pela Faculdade Octávio Bastos de São João da Boa Vista, turma de 1976 e inscreveu-se como advogado em 1991, na subsecção de São José dos Campos. A ex-mulher de Santos foi atingida no braço e não corre risco de morte.

OAB pede segurança
 
Diante da morte do advogado, o presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Marcos da Costa, divulgou uma nota criticando a falta de segurança e apontando a necessidade de mais policiamento e equipamentos de vigilância nos fóruns. Marcos da Costa designou o conselheiro seccional Arlei Rodrigues para acompanhar o inquérito.

 Com informações do Portal IG.

Indiano é detido por instalar cadeado na vagina de sua esposa.

                      Mulher indiana que sofreu a violência pelo marido e tentou o suicídio.
                                              Marido que praticou a violência                              

A polícia deteve na cidade de Indore, na Ìndia um homem que perfurou a vagina de sua mulher para instalar um cadeado a fim de garantir sua fidelidade, confirmou nesta quinta-feira (19) um policial.

Sohanlal Chauhan, um mecânico de 43 anos, levava consigo as chaves do cadeado quando foi detido. Chauhan confessou que instalara o dispositivo havia quatro anos e que o abria todos os dias ao chegar em casa.

O crime só foi descoberto porque a mulher, Sita Chauhan, de 38 anos, foi internada em um hospital após tentar suicidar-se e lá contou o que acontecia, disse o chefe da delegacia local, Shailendra Srivastav.

Todos os dias antes de ir trabalhar, Chauhan inseria o cadeado em dois buracos feitos com agulha na vagina de sua esposa e depois guardava as chaves em suas meias, informa o diário "The Indian Express".

Segundo o jornal, Sita, que se casou quando tinha apenas 16 anos, denunciou também que seu marido se "comportava de modo incorreto" com sua filha mais velha. A polícia acusou formalmente o detido de crueldade e de ter causado lesões corporais graves.

Com informações do Portal G1

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Batista Braga ex - prefeito e atual candidato ao cargo em Itapajé aparece 8 vezes na nova relação dos Fichas Sujas do TCM.




João Batista Braga ex-prefeito de Itapajé e que atualmente é um dos que concorrem ao cargo majoritário naquele município. O nome dele apareceu oito vezes na nova relação dos Fichas Sujas divulgadas hoje pelo TCM( Tribunal de Contas dos Municípios)

Mesmo assim o ex - prefeito Batista Braga poderá ser candidato a prefeito até que a Justiça julgue se o mesmo pode ou não sê-lo. O ex-prefeito  é um forte concorrente na disputa eleitoral naquela cidade. Já que seu nome é muito querido junto aos segmentos mais pobres.

Batista quando prefeito trabalhou muito na área social em Itapajé. Construiu vários conjuntos habitacionais, trouxe fábricas para a cidade, gerando milhares de empregos. Na eleição de 2008 foi derrotado pelo atual prefeito Padre Marques com uma pequena diferença, pouco mais de uma centena de votos.

Caso a candidatura de Batista seja impugnada pela lei da Ficha Limpa. Ganha o atual prefeito de Itapajé Padre Marques, candidato a reeleição, que embora não esteja realizando uma boa gestão. Perde a oposição que se encontra dividida na eleição com três candidatos a prefeito.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Policial Federal é assassinado em Brasília, ele participou da Operação " Monte Carlo" que prendeu Cachoeira.

                                                      Policial Federal assassinado.

O agente da Polícia Federal Wilton Tapajós Macedo morto na tarde desta terça-feira (17/7) com dois tiros na nuca atuava nas investigações da Operação Monte Carlo. O nome e a matrícula do agente constam no processo da operação, do Núcleo de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o agente da Políca Federal tinha ido visitar o jazigo da família no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, quando foi atingido pelos disparos.

A Operação Monte Carlo foi criada pelo Departamento de Polícia Federal para desarticular uma organização que explorava máquinas caça-níqueis e jogos de azar em Goiás. O suposto esquema de corrupção era liderado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira no Distrito Federal.  Macedo tinha ido visitar o jazigo da família no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, quando foi executado.

Os suspeitos do crime fugiram no carro que a vítima dirigia. O Corpo de Bombeiros chegou a socorrer o agente ainda com vida, mas ele não resistiu. 

Com informações do Correio  Brasiliense.

Eleições 2012: campanha política em Irauçuba ainda não "esquentou".

A campanha política das eleições 2012 em Irauçuba ainda não " esquentou". Por enquanto o que vimos nas ruas é a propaganda feita através de carros de som. A Lei Eleitoral permitiu que os candidatos façam reuniões, comicíos a partir do último dia 6 de Julho.

Nenhuma das duas Coligações fizeram  comício ou reunião. Os Comitês  não foram abertos, nem material:  adesivos, fotos, foram distribuídos. A propaganda mesmo está sendo feita através da rede social( Facebook), onde apoiadores dos dois candidatos a prefeito defendem seus pontos de vista em relação a eleição. O problema é que a Internet alcança um público limitado de pessoas na cidade.

A eleições 2012 por enquanto nem parece com  as acirradas disputas  passadas em Irauçuba. Os lados opostos de apelidavam de " Feijão Pode" do grupo dos Bastos e os " Carne Braba" apoiadores de Lauriston". Nesta eleição não há nenhum representante da família do ex-prefeito Antônio Negreiros Bastos, liderança política que dominou  o poder na  cidade por décadas.

Nas eleições 2004 vimos surgir uma nova liderança o jovem candidato a prefeito Nonatinho conseguiu derrotar o esquema político que dominava a cidade a décadas. A campanha bonita, intitulada de "Pés no Chão". 

Em 2008 na reeleição Nonatinho conseguiu derrotar o ex-prefeito Evaldo Bastos. Ele conseguirá eleger seu sucessor nesta eleição? Só dia  08 de outubro conseguiremos ver.









segunda-feira, 16 de julho de 2012

Justiça cearense manda soltar pistoleiro que já matou 11.




O pistoleiro Genilson Rocha, 22, segundo o coronel da PM Francisco Andrade e promotores, teria entrado no crime a partir dos 14 anos de idade. Aos 16 anos foi apreendido pela primeira vez em Jaguaretama
 


Preso em 2008, Genilson é apontado por investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Ceará e pela Polícia Militar como autor de pelo menos 11 homicídios na Região do Jaguaribe. Nove deles, segundo um promotor que pede para não ser identificado, quando ainda era adolescente.

As duas liminares, concedidas pelo desembargador Paulo Camelo Timbó no último mês de abril, avaliaram pedidos de liberdade feitos pela advogada Ana Gardene Uchoa em dois processos contra Genilson Rocha.

Em um deles, o pistoleiro e sua quadrilha (José dos Santos Vieira, o “Júnior”, Edilson Roseno Rocha, Eliomar Pinheiro de Sousa, o “Galego de Acopiara” ou “Mazim”, e Rafael de Lemos Dias, o “Rafaelzinho”), foram denunciados pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado praticado em Jaguaretama.

A quadrilha emboscou e matou o comerciante Pedro Gomes Sobrinho, também conhecido por Pedro Pimenta. A eliminação dele, ocorrida no dia 5/8/2008, era o “início de uma vingança orquestrada pelos remanescentes do bando dos “Filhos de Sinhorzinho”’, em razão do assassinato de Gordo, pistoleiro e ex-líder” do grupo de Genilson. Informações contidas na denúncia do Ministério Público.
 
As liminares

Ao decidir pela ordem de libertação do pistoleiro Genilson Torquato Rocha em uma das liminares, o desembargador Paulo Timbó constatou a ocorrência de “excesso de prazo na prolação da sentença penal condenatória”. Segundo escreveu Timbó, o preso foi “pronunciado (decisão que levará o réu a júri popular) em 23/3/2011, ou seja, há mais de um ano e um mês, configurando, portanto, o constrangimento ilegal do paciente na espera de um julgamento que não se sabe quando irá ocorrer”. Na prática, segundo a reportagem apurou, o juiz de Jaguaretama teria 10 dias para marcar o julgamento do pistoleiro Genilson Torquato Rocha, preso desde agosto de 2008, em Mombaça.

Na outra liminar, Paulo Timbó justificou a concessão da ordem de liberdade ao matador alegando que apesar da instrução criminal ter sido “concluída em 9/6/2012” não há, até hoje, “a sentença de pronúncia/impronúncia/absolvição sumária/desclassificação”.

Na mesma ordem judicial, o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará destaca que decisão semelhante foi tomada em favor de outro homicida: “o corréu Edilson Roseno Rocha”, pai de Genilson Torquato. A 1ª Câmara Criminal do TJCE concedeu alvará de soltura ao assassino no dia 3 de abril deste ano.

Nas duas liminares, Paulo Timbó escreve que é “plenamente cabível a concessão da medida liminar quando está comprovada a probabilidade de dano irreparável à liberdade de locomoção (periculum in mora) e dos elementos que indiquem a existência de ilegalidade da prisão (fumus boni juris), o que observo neste momento”, conclui o desembargador cearense.

Com informações do Jornal o POVO.
 

PR: Acidente com ônibus mata 10 e deixa 42 feridos no Paraná.


                                        
Pelo menos dez pessoas morreram e outras 42 ficaram feridas - 26 foram encaminhadas a hospitais da região - na manhã desta segunda-feira em um acidente de ônibus na rodovia PR-090, entre as cidades de Ventania e Piraí do Sul, no Paraná, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O veículo caiu em um barranco por volta das 7h. 

Os 52 passageiros haviam alugado o ônibus para viajarem de Belém a Curitiba, onde participariam de um evento de informática. A causa do acidente ainda não foi determinada pela PRE, mas segundo informações preliminares, o motorista do ônibus teria perdido o controle do veículo e atingido a lateral de um caminhão que trafegava na pista com sentido contrário. O ônibus então teria caído em um barranco. O motorista do caminhão não ficou ferido.

O grupo participaria do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outros dois ônibus estavam em comboio no momento do acidente, mas não se envolveram na batida.

Sete pessoas morreram dentro do caminhão. Outras três foram arremessadas para fora com o impacto, segundo o cabo Boiko.

Com informações do Portal IG.

sábado, 14 de julho de 2012

Itapajé: duas pessoas assassinadas em menos de 24 horas.

                                                                       

Duas pessoas foram atingidas por disparos de revolver ontem por volta das 21 horas no bairro da Piçara, Itapajé. O primeiro conhecido como Paulo Mendes Lima o " Paulo Carioca" que foi atingido com três tiros. A segunda vítima de nome Antonio Rodrigues Mota sofreu um tiro no pé. AS duas vítimas foram encaminhadas para o hospital daquele município. Sendo que " Paulo Carioca" que se encontrava com ferimentos de maior gravidade foi levado à Fortaleza vindo a falecer antes de chegar na capital.

                                                 Assassinato a pedradas

Já na manhã de hoje (14) a Polícia Militar  foi informada de um achado de cadáver. Dirigindo-se ao local na saída Norte de Itapajé, populares encontraram o corpo de Paulo  Henrique Moraes Silva (21) vulgo " Leo". O homem encontrava-se  morto e despido,  com lesões pelo corpo, sendo que a maior delas era no crânio. Ao lado do cadáver a Polícia encontrou uma pedra de aproximadamente 15 quilos., suja de sangue. E a suspeita de que a pedra tenha sido utilizada como "arma" do crime.

                                                
                                                Rosário de crimes sem solução.
                                                         

Estatísticas dos blogs de Itapajé dão conta que com mais esses dois crimes de ontem já somam-se nove homicídios ocorridos naquela cidade, no ano de 2012. Muitos dos quais de " autoria desconhecida" Os crimes praticados geralmente seguem um mesmo ritual. Dois individuos chegam em uma moto e atingem as vítimas com disparos de arma de fogo. No Ceará  é necessário que o governo estadual coloque em funcionamento a Polícia Judiciária, responsável pela investigação de crimes. Ou então o estado caminha para ser campeão no números de assassinatos no país..

Com informações do Blog do Mardem.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fogo atinge barracos e deixa quatro mortos na zona sul de São Paulo.

 

Um incêndio atingiu cinco barracos na região de Cidade Ademar, bairro da zona sul de São Paulo. O ocorrência foi registrada neste início de tarde, por volta das 13h15. O fogo foi extindo mais de uma hora depois, às 14h40. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram no local, três crianças e um adolescente. Ainda de acordo com os bombeiros, o incêndio começou em um barraco e seguiu para os outros vizinhos. Dez viaturas dos bombeiros combateram as chamas. 

A avenida Yervant Kissajikian foi interditada na altura do número 500, para o trabalho de rescaldo. Não há informações sobre a identidade das vítimas e as causas do incêndio.


Com informações do Portal IG.

 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PE: em Brejo da madre Deus população incendeia e quebra casas de pais de santo por causa da morte de um garoto em ritual de macumba.

                                                          Foto JC imagem.
O dia foi de caos ontem no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, Pernambuco. Revoltados com a morte de Flanio da Silva Macedo, 9 anos, assassinado em ritual macabro, moradores da comunidade botaram fogo em pelo menos seis casas de pessoas acusadas de atuar como pai-de-santo. O tumultuo tomou conta do distrito e a polícia não conseguiu conter os atos de vandalismo, que atingiu também pessoas que nada tinham a ver com o a morte da criança. A situação só começou a se normalizar no começo da tarde, com a chegada de reforço policial, inclusive o Batalhão de Choque e dois helicópteros.

Os atos de vandalismo começaram logo cedo, por volta das 7h. Os incêndios aconteceram em sequência e foram causados por centenas de pessoas de todas as idades. Alegando que queriam matar todos os “macumbeiros”, a turba descontrolada tomou as ruas da cidade e incendiou casas em vários bairros.

Uma das primeiras fica localizada na Travessa São João, no centro do distrito de São Domingos. A pequena residência, de um homem identificado apenas como Vavá, teve os móveis retirados e queimados na frente. O fogo também atingiu o imóvel, que ficou parcialmente destruída. “Muita gente invadiu a tocou fogo. Ele usava coisa de catimbó. O pessoal está tocando fogo em todas as casas dos catimbozeiros”, disse o autônomo Jânio Arruda. Segundo populares, o morador já tinha fugido e a casa estava aberta. Um homem foi detido durante o ato de vandalismo.

Enquanto a polícia tentava controlar a situação na Travessa São João, recebeu a informação de que a multidão já estava atacando outra residência, desta vez na Rua Francisco Borba Xavier, conhecida como Rua da Lama. Segundo vizinhos, a dona da casa, identificada apenas como Dona Carminha, de 78 anos, morava no local com o marido. A população não colocou fogo na residência, mas quebrou móveis e objetos, entre eles algumas imagens de santos de candomblé.

Com informações do Jornal do Comércio

Irauçuba: Heleno Araújo estipula que gastará 1 milhão e 500 mil reais nas eleições e Zé Mota afirma ao TSE que gastará 900 mil reais.

Os candidatos a prefeito nas eleições 2012 em Irauçuba informaram ao TRE o  limite de gastos com campanha eleitoral. Ele é estabelecido por lei específica ou, na ausência desta, o limite deverá ser estabelecido pelo partido político para cada cargo eletivo em que apresente candidato próprio. Os limites deverão ser informados à Justiça Eleitoral no ato de registro das candidaturas (Lei nº 9.504/97, art. 17-A).

O candidato a prefeito Heleno Araújo pelo PP ( Partido Progressista) estipulou que gastará nas eleições o valor de 1 milhão e 500 mil reais. Já o candidato Zé Mota  pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade) informou que gastará 900 mil reais. O valor a ser  gasto pelo candidato Zé Mota é inferior ao de Heleno Araújo em 40 % .

Fizemos uma operação básica com o valor do salário pago ao prefeito em Irauçuba atualmente que é   de 8 mil reais, este valor multiplicado por 48 meses, que o tempo do mandato de um prefeito. E chegamos a cifra de 384 mil reais. O valor estipulado como gasto de campanha por Heleno Araújo e Zé Mota é 3,9 e 2,3 vezes respectivamente ao valor recebido de salário no período do mandato..
Já os candidatos a vereador  em sua grande maioria, informaram que gastarão entre 500 a 250 mil reais. Um vereador em Irauçuba recebe por mês R$ 3300,00. Isso multiplicado por 48 meses dá R$ 158.400,00. Um valor bem inferior ao que os futuros vereadores receberão  durante os quatro anos de mandato.

Servidores que fraudaram concursos foram afastados, afirma PF.


A Polícia Federal informou nesta quarta-feira (11) que 282 pessoas foram indiciadas e 62 servidores foram afastados ou impedidos de tomar posse por causa das fraudes nos concursos da Polícia Federal, da Receita Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A Operação Tormenta investigava, desde 2010, uma quadrilha que fraudava concursos públicos e também exames da Ordem Nacional dos Advogados (OAB). Nesse último caso, 152 candidatos tiveram acesso antecipado às respostas do exame e 1.076 "colaram" a prova. Segundo o delegado da PF, Victor Hugo Rodrigues Alves, todos os servidores nomeados e os que aguardavam nomeação foram indentificados e já foram afastados ou estão em processo de desligamento.

Alves informou que os candidatos chegavam a pagar para a quadrilha US$ 150 mil (cerca de R$ 300 mil) pelo gabarito das provas. Para o exame da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), o valor foi de R$ 50 mil, para a prova de agente da Polícia Federal de 2009, o valor foi de R$ 100 mil. Já o montante de US$ 150 mil seria pago para a prova de auditor-fiscal da Receita Federal de 2009. Os policiais rodoviários federais desviavam as provas durante o transporte e cobravam o dobro do valor para vender os documentos para a quadrilha, que elaborava os gabaritos e os revendia para os candidatos.

"A atuação da quadrilha foi descoberta com o desvio da prova do concurso para agente da Polícia Federal de 2009, mas a partir das investigações encontramos fraudes em concursos anteriores. Não há indícios de envolvimento de funcionários do Cespe/UnB [organizadora do concurso]", afirmou Alves, durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta.

"Infelizmente existiam pessoas na Polícia Rodoviária Federal de má índole. A fraude aconteceu por causa de pessoas e não por causa das instituições", ressaltou Roger Escalante, diretor de inteligência do Cespe/UnB. De acordo com Escalante, a organizadora passou a utilizar lacres de aço no lugar de plástico e não conta com parcerias de outras instituições para a guarda dos malotes das provas
.
O Cespe UnB informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que essas mudanças ocorreram a partir de março de 2010, quando foi deflagrada a Operação Tormenta. Devido às denúncias de fraudes reveladas pela Polícia Federal naquela ocasião, a instituição decidiu aumentar a segurança e passou a colocar os funcionários do próprio Cespe/UnB para fazer o acautelamento das provas.

Com informações do G1