Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2012

São Paulo: Número de mortos pela Rota cresce 78% em cinco anos



                                      

O batalhão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), a unidade de elite da polícia paulista, aumentou seu índice de letalidade em 78% em um período aproximado de cinco anos, entre 2007 e 2011. Segundo dados da Ouvidoria da Polícia, a unidade matou 46 pessoas que teriam resistido à prisão em 2007. 

Nos anos seguintes o número foi se elevando até atingir 82 em 2011 - o que representa uma variação de 78%. Só no primeiro semestre deste ano o número de vítimas fatais da Rota já chega a 48 pessoas. Em maio, o mês que antecedeu a recente onda de ataques contra policiais, unidade matou 17 pessoas, dez a mais que no mês de abril (142% de alta, sendo que a média da PM foi de 44%).

Com aproximadamente 750 policiais, o batalhão hoje representa menos de 1% do efetivo total da PM, de quase 81 mil homens. Porém, no período entre 2007 e 2011 foi responsável por 14% dos mais de 2.200 casos de "resistência seguida de morte" registrados pela corporação como um todo.

Membros da Secretaria de Segurança Pública dizem sem se identificar que seria preciso levar em conta o fato de que a Rota seria usada pela cúpula da PM para atuar em casos onde há expectativa de choque com criminosos.

Com informações da BBC Brasil.

2 comentários:

  1. Sou suspeito pra falar, pq sou PM, mas a Rota vai para ocorrências de grandes proporções, digamos assim, e a possibilidade de confronto é bem maior. Os caras são bem treinados, se atira na rota vai leva tiro certeiro de volta. O treinamento faz a diferença, os caras treinam direto.

    ResponderExcluir
  2. Irauçuba News, verdade acima de tudo, é um dos poucos órgãos de comunicação virtual e de imprensa, a denunciar os crimes e os homicídios dolosos da sanguinária ROTA contra cidadãos comuns. Jornalista Caco Barcelos, no livro ROTA 66 -Polícia que mata- também fez isso. Parabéns ao excelente blog Irauçuba News, que nos traz as notícias e informações desta maravilhosa cidade do Ceará.

    ResponderExcluir

CURTIR F