Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Empresa brasileira lança arma de choque em meio a polêmica de mortes.

Menos de um mês depois de dois brasileiros (Roberto Laudisio, na Austrália, e Carlos Meldola, em Santa Catarina) terem morrido após receberem disparos de armas de choque, a brasileira Condor, de tecnologias, lança a Spark (faísca, em tradução livre), sua pistola elétrica, a primeira nacional, na feira de segurança LAAD, no Rio.

A Condor alega que o seu “dispositivo elétrico incapacitante” é mais seguro que os outros quatro concorrentes mundiais – a “Taser”, pioneira, mais uma americana, uma chinesa e outra russa – porque usa 40% menos energia, interrompe o choque após cinco segundos do disparo, tem trava e memória dos últimos mil disparos. O projeto foi desenvolvido conjuntamente com a Faperj e o Cefet (Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca).

Uma pesquisa da Anistia Internacional apontou terem ocorrido 351 mortes de pessoas que receberam disparos de Taser nos Estados Unidos, entre junho de 2001 e agosto de 2008; o blog Electronic Village relatou mais 96 casos entre janeiro de 2009 e setembro de 2010. É uma média de cerca de cinco mortes por mês.

Segundo a Condor, uma vantagem da nova arma é a memória dos últimos mil disparos, com informações sobre data, hora em que o gatilho foi acionado, número de disparos seguidos por quantos segundos permaneceu disparando . “Se, por acaso houver tortura, é possível identificar, pelo número de disparos seguidos, que seriam desnecessários em uma situação normal”, disse Massilon.

Outra medida de segurança adotada pela empresa foi instalar uma luz azul nos lados da pistola que avisa que a arma está ativa. Assim, supostamente outros agentes equipados com a arma poderiam evitar seu uso tendo em vista que um disparo seria capaz de incapacitar uma pessoa de reagir. As múltiplas descargas elétricas sobre uma pessoa podem causar sua morte. 

Cada unidade custa hoje em torno de R$ 2.100 e cada munição sai a R$ 100. Atualmente fábrica da Condor tem capacidade para produzir 30 mil unidades da Spark por ano. Segundo o diretor de marketing da empresa, Massilon Miranda, quatro forças de segurança nacionais já fecharam a compra do aparelho, e a primeira entrega será em maio.

Embora a arma seja de plástico, o preço se assemelha ao de uma pistola real. “Mas quanto vale uma vida?”, rebate, com a resposta pronta.
Fonte: Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F