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quinta-feira, 19 de abril de 2012

BR - 222 prazo de dois anos para conclusão da reforma já passou e a buraqueira continua.

Se o que é colocado nas placas informativas de obras públicas fosse cumprido, dois anos atrás a recuperação da BR-222 já estaria concluída. Mas a rodovia federal que começa em Fortaleza, percorre a Região Norte em direção aos Estados de Maranhão e Piauí até chegar ao Pará, ainda tem muitos percalços pela frente. Obras no trecho de Tianguá, sob a responsabilidade da Delta Engenharia, estão paradas e ainda hoje uma ponte liga ninguém ao nada. Mas serve de "abrigo" para caminhões, de dia, e usuários de drogas, à noite.

Os moradores de Tianguá já passam por todo tipo de dificuldade por causa da situação da BR-222. Até uma escada foi improvisada de passarela para os pedestres que, atravessando a rodovia, precisam descer o acostamento. A recuperação da rodovia custa mais de R$ 41 milhões.Do Km 0 ao Km 11,5 da rodovia, em Fortaleza, o trecho duplicado está em boas condições, mas a buraqueira começa entre o Km 11,5 e o Km 30,6, próximo ao cruzamento com a CE-421.

A sinalização é regular. Do Km 64, em Croatá, até o Km 179, próximo ao Distrito de Patos (a caminho de Sobral), a rodovia está em obras (houve paralisação dos operários no ano passado) e ainda se encontram buracos na pista. É necessário atenção redobrada, pois há máquinas trabalhando. A sinalização também é precária.

No trecho entre Umirim e Itapagé, os motoristas chegam a esperar mais de meia hora. Isso porque somente uma faixa é liberada para os dois sentidos de transporte. Do Km 228 ao Km 311(acesso oeste Sobral e acesso leste Tianguá), as condições de tráfego melhoram, embora com sinalização regular. A partir do Km 311, e por quatro quilômetros, trechos iniciados de obras exigem cuidado no tráfego de motoristas. Ali é um dos trechos onde a sinalização é mais precária. A situação só melhora após Tianguá, entre a CE -187 e a divisa com o Piauí.

Em agosto do ano passado, a recuperação de 107 quilômetros da BR-222 estava parada. Mais de 200 operários foram demitidos na época, segundo o consórcio construtor pela falta de pagamento. Um ano antes, em junho de 2010, o então Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento esteve no Ceará prometendo liberar R$ 1 bilhão para a recuperação das rodovias federais no Estado. Em maio de 2011, autoridades do Estado, inclusive o governador Cid Gomes, e moradores de Sobral relizaram rally protestando contra a buraqueira. Dependem da BR-222 os Municípios de Fortaleza, Croatá, São Luis do Curu, Umirim, Irauçuba, Itapagé, Forquilha e Sobral.

Fonte: Diário do Nordeste.

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