Se o que é colocado nas placas informativas de obras públicas fosse
cumprido, dois anos atrás a recuperação da BR-222 já estaria concluída.
Mas a rodovia federal que começa em Fortaleza, percorre a Região Norte
em direção aos Estados de Maranhão e Piauí até chegar ao Pará, ainda tem
muitos percalços pela frente. Obras no trecho de Tianguá, sob a
responsabilidade da Delta Engenharia, estão paradas e ainda hoje uma
ponte liga ninguém ao nada. Mas serve de "abrigo" para caminhões, de
dia, e usuários de drogas, à noite.
Os moradores de Tianguá já
passam por todo tipo de dificuldade por causa da situação da BR-222. Até
uma escada foi improvisada de passarela para os pedestres que,
atravessando a rodovia, precisam descer o acostamento. A recuperação da
rodovia custa mais de R$ 41 milhões.Do Km 0 ao Km 11,5 da rodovia, em
Fortaleza, o trecho duplicado está em boas condições, mas a buraqueira
começa entre o Km 11,5 e o Km 30,6, próximo ao cruzamento com a CE-421.
A
sinalização é regular. Do Km 64, em Croatá, até o Km 179, próximo ao
Distrito de Patos (a caminho de Sobral), a rodovia está em obras (houve
paralisação dos operários no ano passado) e ainda se encontram buracos
na pista. É necessário atenção redobrada, pois há máquinas trabalhando. A
sinalização também é precária.
No trecho entre Umirim e Itapagé,
os motoristas chegam a esperar mais de meia hora. Isso porque somente
uma faixa é liberada para os dois sentidos de transporte. Do Km 228 ao
Km 311(acesso oeste Sobral e acesso leste Tianguá), as condições de
tráfego melhoram, embora com sinalização regular. A partir do Km 311, e
por quatro quilômetros, trechos iniciados de obras exigem cuidado no
tráfego de motoristas. Ali é um dos trechos onde a sinalização é mais
precária. A situação só melhora após Tianguá, entre a CE -187 e a divisa
com o Piauí.
Em agosto do ano passado, a recuperação de 107
quilômetros da BR-222 estava parada. Mais de 200 operários foram
demitidos na época, segundo o consórcio construtor pela falta de
pagamento. Um ano antes, em junho de 2010, o então Ministro dos
Transportes Alfredo Nascimento esteve no Ceará prometendo liberar R$ 1
bilhão para a recuperação das rodovias federais no Estado. Em maio de
2011, autoridades do Estado, inclusive o governador Cid Gomes, e
moradores de Sobral relizaram rally protestando contra a buraqueira.
Dependem da BR-222 os Municípios de Fortaleza, Croatá, São Luis do Curu,
Umirim, Irauçuba, Itapagé, Forquilha e Sobral.
Fonte: Diário do Nordeste.
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