Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

65 municípios do Ceará recebem o Selo Unicef edição 2012.

                                                             

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou, na tarde de ontem, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O Ceará alcançou o maior número de cidades certificadas, com 65 no total, e os ganhadores desta edição receberão seus troféus e certificados no próximo dia 17 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Os municípios circunvizinhos a Irauçuba que ganharam o Selo Unicef consta: Itapajé, Tejuçuoca, Miraíma, São Luís do Curú e Forquilha. Irauçuba que na edição anterior foi certificado pela primeira vez, ficou de fora nesta edição.



Acopiara
Alto Santo
Araripe
Aratuba
Assaré
Barreira
Beberibe
Bela Cruz
Brejo Santo
Cariré
Catunda
Croatá
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Eusébio
Farias Brito
Forquilha
Fortim
General Sampaio
Guaraciaba do Norte
Horizonte
Iguatu
Iracema
Itaiçaba
Itaitinga
Itapagé
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaruana
Jijoca de Jericoacoara
Jucás
Limoeiro do Norte
Marco
Mauriti
Miraíma
Morada Nova
Morrinhos
Ocara
Orós
Pacatuba
Pacoti
Palhano
Palmácia
Paracuru
Penaforte
Pindoretama
Piquet Carneiro
Porteiras
Potiretama
Quixeramobim
Redenção
Russas
Saboeiro
Salitre
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
São João do Jaguaribe
São Luís do Curu
Sobral
Tamboril
Tauá
Tejuçuoca
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará





                                              O que é o  Selo UNICEF?

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 

O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do pacto nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 20 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira). 

O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população. 

Nos quatro anos de mobilização da Edição 2009 - 2012, os quase 1.800 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nessas regiões do país.

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos. 

No Semiárido, os municípios certificados conquistaram avanços e melhoras em, pelo menos, 18 indicadores de um total de 32 nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social. 

Na Amazônia, de um total de 33 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios certificados avançaram em, no mínimo, 15 indicadores, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.

Um comentário:

CURTIR F