Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atrasos salariais atingem 42 prefeituras no Ceará.

                                        Reunião na APRECE discutindo a situação financeira
                                        dos municipios.
                              
O fim das gestões municipais tem causado apreensão entre servidores e terceirizados de dezenas de Prefeituras do Ceará. Segundo levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), pelo menos 42 cidades estão com salários de servidores atrasados. O número pode ser maior, já que a entidade consulta sindicatos e filiados de entidades de servidores de 144 municípios.

Segundo a presidente da Fetamce, Enedina Soares, a entidade tem recebido queixas após as eleições. “Houve inchaço no número de funcionários nas Prefeituras nesse ano eleitoral e agora estão fazendo os cortes. Os primeiros cortes são de trabalhadores contratados, terceirizados”, afirmou. O inchaço estaria afetando também os concursados, que também têm sofrido atrasos e, em alguns casos, os prefeitos já anunciaram a impossibilidade de pagar o 13º salário.

Segundo Enedina, a Fetamce já recorreu à Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual (MPE), para formalizar denúncias. Ela destaca que sindicatos e promotores do MPE têm recorrido à Justiça para pedir o bloqueio dos recursos federais que chegam aos Municípios para priorizar o pagamento de salários dos servidores e terceirizados.

O levantamento da Fetamce foi realizado dos dias 5 a 10 de dezembro e indica ainda que 15% das cidades pesquisadas tiveram atraso no pagamento das férias dos trabalhadores do serviço público municipal. Outro problema identificados pela pesquisa foram suspensão de benefícios garantidos aos trabalhadores por lei.


Onde os salários estão atrasados

Amontada
Ararendá
Aratuba
Campos Sales
Canindé
Caridade
Cariús
Cascavel
Chorozinho
Coreaú
Croatá
Granjeiro
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
Independência
Ipaumirim
Itaiçaba
Itapipoca
Itapiúna
Jaguaretama
Jaguaribara
Jardim
Jucás
Madalena
Maracanaú
Martinópole
Massapê
Milhã
Miraíma
Mombaça
Nova Russas
Novo Oriente
Paramoti
Poranga
Quixeramobim
Reriutaba
São Gonçalo do Amarante
Tabuleiro do Norte
Tururu
Uruburetama
Uruoca
Fonte: Jornal O POVO