Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

" Lajeirão" de 400 metros de comprimento vai passar "tirando fino" da terra.













Esta será a trajetória do "Lajeirão".

Um asteroide de 400 metros de comprimento irá passar hoje a cerca de  364000 Km da terra. Esta distância representa uma diferença bem pequena para medidas interplanetárias. Mas não se preocupe que o asteroide não causará impacto nenhum no planeta.

A trajetória do asteroide 2005 YU55 é bem conhecida dos cientistas e não representa nenhum problema de impacto na Terra. Até mesmo a influência gravitacional do asteroide não terá efeito detectável no planeta, não alterando as marés e muito menos nas placas tectônicas.

Se o tempo permitir, curiosos poderão ter a chance de ver, com o auxílio de um telescópio com lente de mais de 15 cm, uma pequena mancha do asteroide no céu, inclusive no Brasil. A melhor visualização, porém, será no Hemisfério Norte. Poucas horas depois de passar próximo a Terra, o 2005 YU55 terá o pico de luminosidade, que é 100 vezes mais fraco que o limite da visão humana. Centros de astronomia estão recrutando astrônomos amadores para medir o brilho do asteroide durante sua passagem perto da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F