Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ocupe Wall Street inicia marcha até Washington.




Wall Street" iniciaram hoje uma marcha de duas semanas até Washington. O objetivo é chegar na capital até o dia 23, data limite para o super comitê bipartidário do Congresso apresentar propostas de cortes de gastos de US$ 1,2 trilhão para os próximos dez anos. Os cortes propostos passarão a valer a partir de 2013.
Os manifestantes já atravessaram o rio Hudson e estão no Estado de Nova Jersey. Eles planejam caminhar cerca de 32 quilômetros ao dia. Os manifestantes começaram a marcha ao mesmo tempo em que as temperaturas caem cada vez mais na região, inclusive com a previsão de nevascas que podem tornar bem difícil a trajetória.
A caminhada é uma tentativa de manter a atenção da mídia, que cai quando o grupo não faz nenhuma marcha especial, como a feita em outubro pelas casas de milionários de Manhattan. Alguns ativistas estariam planejando ocupar o Central Park nesta sexta-feira (11). Uma manifestação em comemoração aos dois meses de ocupação da praça Zuccotti Park, no centro financeiro de Manhattan, deve ocorrer na próxima quinta-feira (17), em várias cidades do país.

O movimento Ocuppy Wall Stret é uma esperança que renasce, diante da letargia que os movimentos sociais se encontrava no mundo. O protesto contra a exploração que o sistema finaceiro mundial submete aos povos. O lema é 99 % contra 1%, este um por cento, simboliza os grandes bancos e grandes conglomerados financeiros mundiais. Além dos EUA " Wall Stret conta com simpatizantes em diversos países da Europa, Ásia e Américas.

Todos nos sabemos que com os bancos são assim, quando tudo vai bem, com gordos lucros não há reclamações por parte deles, colocam os dividendos dos altos juros cobrados, no bolso dos donos. Mas quando aparece prejuízo quem paga a conta é os povos dos países. foi assim no Brasil na década de 90 quando o ex-presidente FHC criou o PROER para " salvar" os bancos brasileiros. Na crise bancaria ocorrida nos EUA a três anos atrás o governo estatizou bancos e empresa americanas. E será assim na crise europeia. os 99 % pagarão pelo os 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F