Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Irauçuba de fora do Prêmio Escola Nota Dez pela primeira vez em 2018 desde 2011 a educação recebia esse prêmio.



O município de Irauçuba pela primeira vez no ano de 2011 não ficava de fora do Prêmio Escola Nota Dez do governo estadual que avalia a proficiência dos alunos das escolas municipais do 2º. 5º, 9º das escolas cearenses. No ano de 2011, na época o secretário de Educação era o ex-prefeito Zé Mota que implantou um novo modelo na Educação e a partir daquela  data todos os anos a cidade era agraciada com o prêmio Escola Nota Dez.


O último ano em que o município foi agraciado com o prêmio foi em 2017 referente à avaliação de 2016. No primeiro ano de gestão do Senhor Raimundo Nonato Souza Silva a Educação começou a sofre grandes percalços; fechamento de unidades escolares: João Mariano (a escola com a melhor proficiência do Ceará no ano de 2011) o Anexo do CEPPAB (Escolinha que foi responsável pelo prêmio recebido pelo CEPPAB nas turmas de 2º ano) de 2013 ao ano de 2016 sempre foi pago uma quantia em dinheiro aos professores quando as escolas  municipais alcançavam uma boa nota na avalização do SPAECE.



Em 2017 primeiro ano da atual administração o prefeito resolveu contratar uma empresa para "capacitar professores" e dar reforço, fazer avaliações dos alunos da rede municipal. O programa denominado "ALUNO NOTA DEZ" foram gastos a fabulosa quantia de R$520.000,00 só um sofwtare ao qual os professores acessariam uma plataforma onde encontrariam modelos de provas para avaliações e capacitações online custou mais de R$100.000,00 a justificativa para tal gasto é que a educação daria um salto na proficiência no SPAECE, IDEB e outras avaliações realizadas pelos governos estaduais e federal.


Mas ao que parece o programa modelo não surtiu os efeitos esperados. Se esses recursos tivessem sido gastos em estímulo ao magistério talvez tivesse surtido mais efeito. Já no ano de 2017 os professores foram surpreendidos no reajuste do PISO NACIONAL no primeiro PL enviado ao Poder Legislativo só contemplava uma pequena parte da categoria. Após pressão da categoria sobre a gestão e nos vereadores foi enviado um segundo PL concedendo  a toda classe o reajuste, mas com data retroativa a 1º de abril.

Na parte física está sendo gasto muito dinheiro com reformas desde 2017 para cá. EMEF Gil Bastos, CEPPAB, CREII, LUCAS FERREIRA. Acontece que em Educação o investimento deve ser feito na parte humana. Exemplo é a cidade de Granja  que foi a cidade onde as escolas tiveram a melhor avalização do Ceará. 23 escolas daquele municipio receberam a premiação ESCOLA NOTA DEZ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F