Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SAÚDE BUCAL EM ITAPAJÉ PEDE SOCORRO!

Reclamações como falta de médicos e de medicamentos, demora no atendimento e instalações precárias foram registradas pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Itapajé em visita aos centros de saúde odontológica da sede do município nessa quarta-feira (19/10). Cumprindo a atribuição de fiscalizar o Executivo, os vereadores Idervaldo Rocha, Hernando Mesquita e Haroldo Mota se mobilizaram para apurar denúncias de pacientes sobre má qualidade de atendimento. A Rádio Atitude FM, através do Repórter Clesio Marques, foi acompanhar de perto esta visita.
 PSF DO CRUZEIRO
PSF do Cruzeiro
Logo na entrada do Centro de Saúde do Bairro do Cruzeiro, os parlamentares encontraram pacientes insatisfeitos. Na conversa com os vereadores, os usuários relataram os problemas. Tais como falta de medicamentos e a má qualidade no atendimento.
No setor de odontologia a Dra. Rosa, Médica responsável pelo atendimento relatou que estava voltando às atividades após quinze dias de férias, porém não poderia realizar nenhum atendimento, pois seu equipamento de trabalho não estava funcionando.
PSF DA BELA VISTA
O segundo centro de saúde visitado, no Bairro Bela Vista, apresentava o pior quadro de todos. A sala de Odontologia está fechada desde o mês de maio deste ano por conta de uma infiltração no teto, no local quase todo material do consultório já havia sido remanejado para outros centros, restando apenas à cadeira do paciente. Ao inspecionar as instalações do posto, os vereadores encontraram irregularidades como trincas e rachaduras nas paredes e mofo no teto, além de falta de acessibilidade. 
PSF Bela Vista
Às deficiências da estrutura física soma-se como a falta de médicos de algumas especialidades. Além disso, a demanda do posto está sobrecarregada por causa da procura de pacientes de outros bairros. A gerência do posto assegurou aos parlamentares que a Secretaria de Saúde Nerilene da Silva já havia marcada uma visita ao local para avaliar os problemas estruturais.
PSF DO PARQUE CARNAUBINHA
PSF Carnaubinha
No centro de saúde do Bairro Esmerino Gomes, a situação encontrada pelos parlamentares foi diferente: as equipes estavam completas e a estrutura física pode ser considerada razoável. Dra. Andresa é a dentista responsável pelo atendimento e dá plantão três vezes por semana.
 PSF  DA PEDRA BRANCA
PSF Pedra Branca
No Centro de Saúde do Bairro Pedra Branca, os vereadores constataram uma situação de total abandono no consultório de odontologia. De acordo com funcionários desde o inicio da atual gestão apenas três vezes aconteceu atendimento odontológico na unidade de saúde. A exemplo do que foi visto no consultório do Bairro Bela Vista, apenas a cadeira do paciente foi encontrada no local.
Os vereadores visitaram ainda o Posto odontológico que funciona ao lado do Hospital Municipal João Ferreira Gomes, e encontraram uma situação que, no geral, se mostrou satisfatória  em relação ao atendimento médico e ao espaço físico. Onde três médicos atendem diariamente.
MELHORIA NO ATENDIMENTO
No final da manhã, depois de visitar os centros de saúde, os vereadores Idervaldo Rocha, Hernando Mesquita e Haroldo Mota afirmaram que “È inadmissível que o usuário do sistema de saúde encontre tantas dificuldades para conseguir um atendimento. Se todos pagam impostos, todos deveriam encontrar qualidade e boa estrutura em qualquer centro de saúde”. Os parlamentares afirmaram que irão com uma ação junto ao Ministério Público para averiguar às irregularidades encontradas.
Os demais Postos de Saúde: Mario Moreira da Silva, Camilo Castelo Felix, Sede 01, Sede 02 e Dona Duquesa não possuem consultórios de odontologia.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F