Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

Seca na África : Só na Somália 750 mil pessoas podem morrer de fome.


É necessário que as pessoas do mundo acordem para este flagelo. Nossos irmãos africanos estão morrendo de fome.A ONU faz o impossível para salvá-las, mas os recursos são poucos.Enquanto isto diariamente aumenta a estatísticas de mortos pela fome ou de doenças em consequecia dela. A África padece.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informa que a epidemia de fome na Somália pode vitimar 750 mil pessoas nos próximos quatro meses caso não haja uma resposta adequada para o problema. O país enfrenta longos conflitos internos e a mais intensa seca dos últimos 60 anos.
O estado de fome, que atinge cerca de quatro milhões de pessoas,  espalhou-se para a região de Bay, ao Sul. Um levantamento de agosto encontrou índices de desnutrição aguda e alta taxa de mortalidade na área, controlada por grupos insurgentes islâmicos.
Pela definição, para haver um estado de fome, declarado no país africano em julho, pelo menos 20% das residências devem estar em grave penúria alimentar, 30% da população com desnutrição aguda e uma taxa de mortalidade de duas para cada 10 mil pessoas por dia.
As crianças são a maioria das vítimas. Em agosto, os EUA já estimavam em 29 mil o número de mortos com menos de cinco anos em decorrência da fome.
Envio de alimentos
A ajuda humanitária enfrenta dificuldades para levar e distribuir alimentos no país, uma vez que as regiões mais atingidas pela seca, ao Sul da Somália, são controladas por insurgentes. Esses grupos não permitem a ação de organizações internacionais em seus territórios.
Em julho, grupos extremistas islâmicos, que segundo a ONU e os EUA são ligados à Al Qaeda, queimaram alimentos e medicamentos enviados pelas Nações Unidas ao país. Além disso, mataram funcionários de grupos humanitários e  passaram a exigir propina para deixar os alimentos chegarem à  população.
Por isso, os somalis fogem para campos de deslocados internos na capital Mogadíscio, que já acumulam mais de 400 mil pessoas. Outros atravessam a fronteira com o Quênia em direção ao campo de refugiados de Dadaab, o maior do mundo, no qual vivem 440 mil indivíduos.
Veja abaixo imagens do campo de refugiados de Dadaab, no Quênia:
Crianças menores de cinco anos são as maiores vítimas da fome. Foto: Foto: Brendan Bannon/MSF
Cerca de seis mil pessoas chegaram ao campo de refugiados de Dadaab apenas na segunda semana de agosto. Foto: Michael Goldfarb/MSF
Paciente é examinado no centro de alimentação terapêutica no hospital de um dos campos de refugiados de Dadaab. Foto: Michael Goldfarb
Criança sendo pesada em um dos postos de saúde gerenciados pelo MSF em Dadaab. Foto:Serene Assir/MSF
FONTE: CARTA CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F