Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Irauçuba: açude Jerimum encontra-se com menos de 12% de sua capacidade hídrica.

                                                                             

Em relatório diário fornecido pela Fundação Cearense de Meteorologia ( Funceme) constata-se o que já era previsto. O açude Jerimum que faz o abastecimento de água da sede e do distrito do coité e outras localidades  de Irauçuba encontra-se atualmente com  11,24% m³.

Esta porcentagem equivale a dizer que o Jerimum encontra-se atualmente com   2,3 milhões de metros cúbicos de água Quando cheio o Jerimum tem  uma capacidade de acúmulo de 20,3 milhões de metros cúbicos d' água. A falta da água já é uma realidade para muitos pessoas que residem nos bairros da sede e no distrito do Coité, São José. No bairro do Mocó de Cima moradores daquela área não vêem cair uma gota d´ água nas torneiras das casas há semanas.

A situação tende a se agravar já que ainda faltam mais de mais de 3 meses para o início da quadra invernosa na nossa região. Em algumas localidades está ocorrendo o abastecimento d`água através da Operação Carro Pipa. Acontece que nos locais onde tem adutora o Ministério da Integração Nacional não aceita que o carro-pipa faça o abastecimento desses locais.

A população  se vira como pode obrigando-se a comprar agua (quem pode) de carros que vendem nas portas das casas. Um vasilhame com mil litros de água é vendido por R$ 25,00. O pior é a procedência da água que  além de não ser tratada, pode ser de locais poluídos.

Faz-se necessário que os governos Federal e estadual definam prioridade já que sabemos que o morador do semi-árido nordestino tem que conviver com este problema secular (  seca) e tomem atitudes para que os efeitos dela diminuam para os sertanejos. 

Solução tem basta ter vontade política e sensibilidade social. Prioridade não é gastar 500 milhões de reais  em um Centro de Convenções ou então outros 300 milhões com a construção de um ácquário enquanto centenas de milhares de pessoas não tem água para as suas atividades mais elementares .


Um comentário:

  1. E EM ITAPAJÉ MUITOS ELEITORES INGRATOS AINDA REJEITAM O PREFEITO QUE CONSEGUIU O TÃO ALMEJADO AÇUDE---A INGRATIDÃO É PIOR QUANTO ESTÁ ACOMPANHADA DA BURRICE. (watcher)

    ResponderExcluir

CURTIR F