Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Acaba a agonia: Igreja manda demolir o Patronato.

                                            Demoliram o Patronato (povo sem História)

             Aqui a antiga igrejinha alugada ao Banco do Brasil

Irauçuba perdeu um dos seus mais importantes símbolos da História recente, o patronato. Um prédio que tinha mais de 60 anos  de construção. lá foi casa de morada do ex- líder político Paulo Bastos que o doou para o patrimônio da Igreja Católica.

Representantes da Igreja Católica local num gesto de total desrespeito para com  a história e com a população da cidade não fizeram nem uma consulta, seja ao povo ou aos representantes dos poderes públicos se aceitariam ou não a demolição do prédio. Um gesto autoritário, medieval e arcaico.
 
Respeito com  com a história, com a cultura parece que não faz parte dos representantes da igreja de Irauçuba.  Quem tem acima de 40 anos de idade lembra bem da igrejinha da Praça São Luís. Aquela aconchegante capelinha, construída entre os anos de 1930  e 1940. Aliás todo vilarejo ou pequena cidade do interior brasileiro tem sempre uma igrejinha antiga, A nossa  era aquela situada na praça, bem no centro da cidade. Mas num gesto desrespeito o prédio foi entregue, alugado ao Banco do Brasil. Faz mais de 25 anos que funciona no local o Posto de Atendimento do BB.

A Igreja Católica no Brasil e no mundo que tem se pautado pelo respeito a tradição. Que tão bem preservou parte da História brasileira, e mundial. As maiores relíquias e tesouros tem o marco da preservação da Igreja. Em Irauçuba se pauta no Capitalismo selvagem onde prevalece o interesse financeiro ao coletivo.



Que este seja motivo de reflexão, principalmente neste período nomino, onde vimos através da televisões que muitos brasileiros ainda preservam sua cultura. Presenciamos cidades como Olinda, Salvador, Ouro Preto. Nestas  ainda são preservados os prédios seculares.Que bom que nos cearenses aprendêssemos com estes nossos irmãos o respeito com a cultura.

4 comentários:

  1. Minha Mãe estudou aí, toda vez que passava em frente ela contava História. O que nos resta agora é lamentar por essa grande perda para o patrímonio Histórico-cultural de Irauçuba.

    ResponderExcluir
  2. sr francisco firmino o patrimonio cultural de irauçuba nao e repeitado pelo poder publico quer fechar escola quer tinha mais de cinquenta anos de historia a escola manelito dias em caminhadeira isso e cultura!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O sonho de toda criança era estudar catecismo no patronato.E uma pena, castelo do Burita, igrejinha da praça da educação, agora o patronato. Um povo sem história é um povo morto. Mais respeito com o patrimônio histórico de Irauçuba. Ia esquecendo da Barragem antiga que virou esgoto. Nunca tomei banho no lugar, mais houvia muita história boa.....

    ResponderExcluir

CURTIR F