Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de março de 2012

Irauçuba: familías de agricultores são ameaçadas de expulsão da Fazenda Riachão.






Agricultores que ocupam área da fazenda Riachão há 43 anos estão sendo ameaçados de expulsão pelo suposto  dono do terreno conhecido por dr. Dias. Este terreno fica próximo  a cidade de Irauçuba.

O agricultor João Batista Azevedo afirma que o pai dele, que faleceu há 4 anos fixou - se naquela  terra há 43 anos. Batista diz que ali seu pai  criou onze filhos, trabalhando muito. " meu pai era um homem de muita coragem para a labuta na agricultura. Nos ensinou a trabalhar na terra a cultivá-la, a produzir. Durante este período que aqui moramos a propriedade mudou de " dono" 4 vezes. " mas nunca nenhum dos antigos donos quiseram nos expulsar daqui."

 Na linguagem de homem simples, Batista  conta que mora com irmão dele na casa construída pelo pai. Meu outro irmão Lili, construiu uma casinha bem ali, diz apontando para o local. Ele mora lá mais 7 filhos. Todos nos trabalhamos neste pedaço de chão" Agora desde que esse dotô Dias comprou o terreno vive nos ameaçando de expulsão" diz ele " minha mãe uma senhora de 84 anos teve que ir passar uns dias lá na casa de uma filha em Irauçuba, de tão nervosa, já está com problemas no coração, devido estas ameaças". "Agora esta semana recebemos recebemos um papel do Promotor de Justiça, do Fórum de Irauçuba nos chamando para uma audiência"

Nos não queremos sermos expulsos daqui, aqui está nossa vida, minha vida é trabalhar na terra. Acho uma injustiça que pessoas que não gosta da terra, compram apenas para especulação, diz Batista. "Ele ( Dias) mora em Fortaleza não cuida do terreno.Veja ali o rio Riachão estão acabando com o rio, vendendo areia e arisco para as construções. O rio está morrendo. Queremos apenas trabalhar, produzir" Por que o Governo Federal não desapropria este terreno é cede para quem realmente quer trabalhar  nesta terra".

O relato acima é de um agricultor desesperado que tanto trabalhou. Batista e os irmãos, fruto de muito esforço hoje possuem mais de 50 reses, 150 caprinos e mais de 100 ovinos,  além de porcos e aves. Tudo alcançado através do trabalho na terra, inóspita, mas os  agricultores fizeram a terra produzir. É justo que depois de tanto esforço os mesmos  vender seus poucos bens, para morar na cidade. As estatísticas brasileiras não são favoráveis para os  agricultores que imigraram para as cidades.

Como cidadão brasileiro tenho o dever de denunciar ameaças de poderosos contra trabalhadores indefesos. Esperamos que as entidades que apóiam à luta dos agricultores pela sobrevivência digna, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Pastoral da Terra, e MST não deixem quem realmente produz, perder seu pedaço de chão!

Francisco Firmino.

Um comentário:

  1. Tenho certeza que o promotor de Irauçuba Dr. Esmael um homem comprometido com a justiça irá fazer prevalecer-la

    ResponderExcluir

CURTIR F