Em assembléia realizada na manhã de ontem no auditório do Simtrami(sindicato dos Servidores) a categoria dos professores decidiu pela paralisação amanhã(23) e com indicativo de greve caso não seja modificado O PL 09/2018 do poder executivo, enviado à câmara que praticamente extingue o PCCS dos professores. Neste PL o governo municipal concede o reajuste do Piso apenas para a classe especial ou seja para quem possui o antigo magistério(Ensino médio) ou seja deixando os professores graduados, pós-graduados sem o reajuste.
O projeto de lei tramita desde do dia 20 de fevereiro na Câmara e a pedido da vereadora Cléia Caetano foi pedido vistas. Durante o período dezenas de professores fazem vigília naquela casa em todas as sessões. A grande maioria dos vereadores, até mesmo os que compõem a base de apoio ao governo municipal são favoraveis que o reajuste seja concedido a toda a categoria, sem exclusão daqueles que tem uma maior escolaridade. Da forma que esta apenas 51 professores receberão reajuste, num universo de mais de 400 profissionais.
A alegativa do prefeito e que o muncipio não tem que recursos para pagar o reajuste. Mas político faz as coisas e esquece rápido , pois na última semana de 2017 o prefeito enviou projeto de lei a Câmara criando 2 novas secretarias,novos cargos comissionados e reajustando os salários dos cargos de indicação política essa lei foi sancionada em fevereiro de 2018. Já em Janeiro desse ano o gestor enviou o PL 02/2018 que reajustava o valor do salário mínimo dos servidores efetivos de acordo com a lei nacional. Ocorre que nesse PL foi incluido um artigo que concedia reajuste de salário do cargo de Contador em 281%. Sendo que a beneficiária era a própria irmã dele que é a única ocupante desse cargo no município.
A presidente do SIMTRAMI, Regina Mudiane nos informou que no último sábado ocorreu uma reunião entre os dirigentes do sindicato, vereadores, mas dessa reunião não saiu nenhum resultado favoravel à categoria. A represntante sindical convoca todos os professores para o dia de mobilização (23) em defesa do reajuste do piso para todos os professores da rede municipal de Irauçuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário