Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

domingo, 11 de março de 2018

Irauçuba: Vereadores denunciam graves problemas da saúde pública municipal.

Pronunciamento da vereadora Cléia Caetano


Na última sexta-feira(9) os vereadores Cleia Caetano e Raimundo Milton  e Maria Eugenia Mota se pronunciaram na sessão plenária da Câmara Municipal de Irauçuba. Na oportunidade denunciaram os graves problemas que os pacientes que sofrem de Câncer estão enfrentando para fazer o tratamento da doença: radioterapia, quimioterapia, exames para verificar a evolução da doença. Esse tratamento não é disponível na nossa cidade e os mesmos tem que ir a Fortaleza.


A vereador Raimundo Milton denunciou que na quarta-feira o  veículo que transporta os doentes a  Fortaleza teve uma pane. O vereador falou que  os pacientes que se tratam de  câncer perderam as consultas, inclusive um irmão do vereador. Ele lamenta que pessoas que já enfrentam uma patologia grave, debilitados psicologicamente deixam de fazer o tratamento por negligência do Poder público.


A vereadora Cléia Caetano falou que passou a semana transportando doentes a Fortaleza e Sobral e que sofre por que as vezes chega cidadãos pedindo dinheiro para pagar passagens para poder ir fazer o tratamento em outras cidades, já que a prefeitura não disponibiliza veículos para estes. 


A vereadora Maria Eugenia Mota em seu pronunciamento falou que procurou nessa semana a UBS Enoca Ramos e que não tinha médico naquela unidade. A atendente falou que o médico tinha ido embora e que  outro estava o substituindo só  2 dias por semana, mais naquele dia tinha faltado, e que também não estava tendo atendimento de dentista pois o compressor do consultório odontológico estava quebrado.

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PROTESTAM CONTRA O PROJETO DE LEI QUE SÓ CONCEDE O REAJUSTE A UMA PEQUENA PARCELA DA CATEGORIA.

Pela terceira semana consecutiva professores da rede municipal compareceram a Câmara Municipal em protesto contra o projeto de nº09/2018 de autoria do poder executivo que concede reajuste de salário relativo ao piso nacional dos professores apenas aos que concluíram o antigo pedagógico(ensino médio)
Esse projeto de lei da forma que se encontra fere a Lei 852/2009 que é o Plano de Cargos, Carreira e Salário, pois nesta lei existe o escalonamento para professor que tem o ensino médio, graduado e Pós-graduado, Mestrado e Doutorado na porcentagem de 15%, 12%, 12%, 15%. Sendo que o quadro dos profissionais do magistério de Irauçuba é formado na sua maior parte por professores graduados e pós-graduados. À medida discrimina os profissionais que se capacitaram e passaram anos estudando e de repente apenas 51 professores de mais de 400 usufrua do aumento de salário.

O projeto de lei não foi votado na sessão e continua tramitando, na oportunidade o presidente da Câmara convidou o pessoal do SIMTRAMI para se reunir com o chefe do poder executivo. Já que os vereadores já o fizeram mais o prefeito continua intransigente em relação ao caso. A presidente do Sindicato falou que já enviou oficio ao prefeito solicitando  uma audiência para tratar sobre assuntos referentes aos servidores mas não obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F