Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Irauçuba: fechamento de escolas, salas de Educação especial, proposta de cobrança de tarifa no transporte dos universitários assim caminha a Educação.


O ano de 2018 esta marcado com muitas mudanças ruins na Educação de Irauçuba. Nunca na História da cidade tinha ocorrido tanta polêmica na área da Educação: a primeira delas foi quando o prefeito lançou proposta de cobrança de tarifas no transporte dos universitários, cedidos pela prefeitura. Imediatamente os alunos  prejudicados começaram a reclamar já que grande parte deles não tem condições financeiras para pagar essa tarifa.

A segunda delas é o fechamento de diversas escolas na área urbana e rural do município. A vereadora Ana Cléia Caetano em pronunciamento na última sessão da Câmara realizada denunciou que o Anexo do CEPPAB  será fechado. Lá nessa escola funciona turmas do ensino infantil e fundamental, escola essa que foi reformada a pouco mais de 2 anos e conta com uma excelente estrutura física. Até central de ar-condicionado. A vereadora falou que segundo informações que recebeu que nesse local funcionar 2 secretarias que não tem nenhuma ligação com a Educação municipal, ou seja crianças serão transferidas para um local sem estrutura física.

Além do anexo do CEPABB serão fechadas as escolas João Mariano no bairro do Mocó de cima, João Cunha de Araújo na localidade de Cacimba Salgada, Virgílio Bastos na Serra do Machão. Também nas redes sociais professores do município que lecionam nas salas do AEE (Educação Especial) reclamam que estão sendo fechadas turmas. Professores de escolas que funcionava turmas especiais nos 2 turnos fica só em um prejudicando assim  educação inclusiva  que compreende uma mudança de concepção política, pedagógica e legal, que tem se intensificado no âmbito internacional, cujos princípios baseados na valorização da diversidade são primordiais para assegurar às pessoas com deficiência o pleno acesso à educação em igualdade de condições com as demais pessoas.

No caso da escola João Mariano, escola essa que ja recebeu a premiação ESCOLA NOTA DEZ e ficou entre as 150 escolas com melhor nota no estado do Ceará no ano de 2011 na avaliação do Spaece. A escola será fechada e os alunos estão sendo transferidos para a Escola Lucas Ferreira no bairro do Cruzeiro que será reformada e estes alunos estudarão em casas alugadas, sem estrutura. Se era necessário o fechamento da escola por que não só após o término da reforma? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F