Doença que tem tirado à vida de milhares de brasileiros. A dengue tem se espalhado de forma assustadora no Ceará. Estamos em pleno mês de verão, mas mesmo assim a doença não tem dado trégua. Somente na última semana, foram confirmados 908, casos no Ceará ( Fonte: Diário do Nordeste). Os óbitos em consequência da doença chega a 55, em 2011. No ano já foram confirmados um total de 44483, de cearenses que contraiu o vírus da dengue.
Os números da doença são assustadores é necessário que o poder Público tenha responsabilidade e assuma a gravidade. A cada semana novos óbitos são confirmados. Sabe-se que a dengue é transmitida na forma do vetor mosquito. A comunidade deve se concientizar em não manter vasilhames acumulando água sem necessidade, pneus usados, garrafas pet, baldes plásticos devem ser incinerados ou reutilizados de forma adequada.
A limpeza das cidades deve ser intensificada. A vigilância Sanitária de cada município deve estar atenta aos lixões clandestinos que se localizam dentro do perímetro urbano. Verdadeiros focos de criatório do Aedes. A responsabilidade da fiscalização das ações de combate, fica a cargo da Secretaria de Saúde de cada cidade. O problema é de todos, mais a responsabilidade maior recai no ombro dos gestores locais. Não pode é a cada mês, mais óbitos de cearenses virar manchete de jornais. É preciso conscientização, o nosso futuro está morrendo( nossos jovens e crianças). O inimigo é tão pequeno! mais é Letal. SENHORES MOBILIZEM-SE, VAMOS ACABAR COM ESTA EPIDEMIA.
Sintomas da Dengue Clássica
- Febre alta
- Forte dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Perda do paladar e apetite
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo
- Náuseas e vômitos
- Tonturas
- Extremo cansaço
- Moleza e dor no corpo
- Muitas dores nos ossos e articulações.
Sintomas da Dengue Hemorrágica
- Todos os sintomas da Dengue Clássica
- Dores abdominais fortes e contínuas
- Vômitos persistentes
- Pele pálida, fria e úmida
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
- Manchas vermelhas na pele
- Sonolência, agitação e confusão mental
- Sede excessiva e boca seca
- Pulso rápido e fraco
- Dificuldade respiratória
- Perda de consciência.
O tratamento da Dengue consiste em aliviar os sintomas e reposição dos líquidos perdidos
A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.
Para a Dengue não existe vacina, portanto a única forma de combate é eliminando os focos de água parada em qualquer lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário