Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Irauçuba: matéria de O POVO de hoje destaca Irauçuba o avanço da desertificação.



Matéria publicada no jornal O POVO destaca o município de Irauçuba como um dos três núcleos do estado do Ceará em franco processo de desertificação. O jornal compara parte do território irauçubense a superfície lunar onde prevalece as manchas claras e escuras. Os seixos que cobrem a terra é sinonimo de deserto.

O Irauçubense Zootecnista, e professor universitário Caetano Rodrigues foi entrevistado pelo Jornal. Caetano é dos nessa especialistas na área. Segundo o professor a região de Irauçuba não é propicia para criação de gado no modo intensivo que há séculos predomina aqui. O gado com seus cascos contribuem para compactação do solo. Caetano fala que o ideal seria que no lugar da criação de gado fosse de pequenos ruminantes: bode, ovelha pois esses animais tem impacto ambiental menor. Desmatamento, queimadas e extrativismo contribuem também para aceleração do processo de desertificação.

Além de tudo ocorre a desarticulação do poder público. É necessário que estados e municípios contribuam com políticas afirmativas na área. Na gestão do ex-prefeito Zé Mota ao qual foram conseguidos mais de R$ 500.000,00 recursos esse do Projeto Econormas da União Europeia.:

Leia a matéria completa no link abaixo:

https://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/12/a-sobrevivencia-no-deserto-cearense.html

CURTIR F