Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Irauçuba: após a cassação do prefeito esquenta o clima politico na cidade.


Após a cassação do prefeito e do vice pelo TRE-CE a população de Irauçuba tem assistido a discussões nas redes sociais dos partidários do atual prefeito e membros da oposição. Os defensores grande parte é formado por pessoas que exercem cargos de nomeação e por medo de perder os empregos e alguns que  recebem benefícios indiretos ou então tem algum familiar beneficiado.

Ocorre que esses se fazem de cegos já que o motivo da cassação do atual prefeito foi ABUSO DE PODER ECONÔMICO mais precisamente COMPRA DE VOTOS (CORRUPÇAO) e que no processo há provas cabais dessa compra: áudio do candidato a vereador contém fala do então candidato a prefeito oferecendo dinheiro, emprego, combustível além de material para campanha. Sem falar que foi gravado outros dois áudios com a irmã do prefeito e com um capacho dele falando sobre o combustível e sobre o dinheiro com o candidato a vereador. E o prefeito alega em nota que as provas são frágeis. Como cara pálida?

Esse só não foi cassado em julgamento na primeira instância por que a juíza aceitou a tese de que como as provas( os áudios) foram gravados em ambiente fechado não era válida. E arquivou o processo sem julgamento do mérito. Mas em segunda instância essas foram aceitas por unanimidade(7x0) dos desembargadores. E o pedido de cassação o placar foi aceito por  5 dos 7 desembargadores ou seja grande parte dos julgadores considerou que o atual prefeito abusou do poder econômico. Trazendo desvantagem ao pleito eleitoral, isso é inadmissível no estado de direito: a compra de votos. Lembramos que em 2005 naquela campanha eleitoral em que o atual prefeito foi eleito a primeira vez. Era a campanha "Do Pé no chão" em virtude de ser uma campanha franciscana. Onde um sujeito paupérrimo foi eleito frente a  poderosa máquina da prefeitura.  

Mas aquele sujeito eleito com ajuda por  irauçubenses idealistas que ansiavam uma cidade diferente, mudou ou será que este sempre foi assim? Parafraseando a frase "quer conhecer uma pessoa de-lhe o poder" passou então a usar dos métodos mais execráveis utilizados pelos coronéis da politica nordestina. Perseguindo adversários, no caso servidores públicos, com transferências arbitrárias, boicotando correligionários, como foi o caso do ex-prefeito Zé Mota, onde durante o mandado de prefeito deste os deputados votados pelo grupo fecharam os cofres ao município dos governos estadual e federal. Travando verbas para as obras conveniadas junto a esses entes. E maquiavelicamenteutilizou como mote da campanha em 2016 as"obras paradas", mas não era conveniente explicar o porquê. Ora, se Zé Mota não poderia fazer essas pois ameaçaria o reinado do sujeito. Afora os restos que dixou no final do segundo mandato de Raimundo Nonato. Quando somente no ano de 2013 o ex-prefeito Zé Mota pagou perto de 3 milhões de reais de dívidas do antecessor. E mesmo assim Zé fez uma gestão marcada pelo respeito aos cidadãos, sem distinção de cidadão A ou B, trantando todos iguais e conseguiu ótimos resultados no social: saúde, educação inclusive Irauçuba recebeu o selo Unicef concedido pela ONU.

Isso sem falar nas dezenas de processos que o prefeito cassado responde junto a PROCAP, MPCE, PF e MPF processos estes ao quais este responde por supostos crimes contra a administração pública. Inclusive algum desses, relativos a supostas fraudes em licitações, desvio de recursos públicos denuncias estas formuladas  por um ex-colaborador  da gestão dele. No TCE ( Tribunal de Contas do Estado) prefeito e secretários respondem por quase uma dezena de Tomadas de Contas Especial (Essa especie de processo é quando ocorre dano ao erário público) onde foram detectadas inúmeras irregularidades: dispensas de licitações irregulares, pagamentos indevidos de cooperativa de terceirização na saúde, rotas de transporte que foi paga com uma determinada quilometragem e foi constatado que era a metade do que foi pago.

A cidadania exige que os gestores públicos utilizem os recursos públicos com eficiência, probidade. Uma cidade não pode retroceder ao período onde os coronéis da política se perpetuavam no poder, oligarcas transformavam prefeituras em feudos onde enriqueciam a si e a familiares às custas do erário público  a lei e os cidadãos não permitem que esses pseudo neocoronéis  chafurdem  no mar de lama da CORRUPÇÃO..

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F