Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Morre Mestre Vino o Luthier de Irauçuba.

Faleceu hoje (20) no distrito de Juá aos 83 anos Silvino Veras D" àvila, mais conhecido como Mestre Vino. Um dos filhos mais ilustres desse distrito. Mestre Vino foi rabequeiro e Luthier( termo de origem francesa que designa o profissional especializado na construção de instrumentos de corda com caixa de ressonância) 

Mestre Vino foi um dos mestres deste ofício que aprendeu por pura determinação, erros e tentativas. Especializou-se em fazer  belas e magníficas rabecas, talhadas por suas mãos, além disso tocava, e  encantava  a todos que o ouviam e admiravam-se com as rabecas por ele feitas. instrumentos  esses que fizeram à festa do sertão: forrós, reisados, dramas, dança de São Gonçalo. 

Seu trabalho ainda em vida foi reconhecido inclusive foi mostrado em jornais, rádio e televisão. No ano de 2007 recebeu o Título de Mestre da  Cultura  da SECULT do estado, apesar da idade avançada Mestre Vino ainda mantinha seu ateliê neste, fabricou  mais de 100 rabecas a pedido de pessoas do Ceará e de outros estados brasileiros.

O prefeito  Zé Mota decretou luto oficial por três dias devido a morte deste ilustre filho de Irauçuba.



Um comentário:

CURTIR F