Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Semiárido pode se tornar deserto no ano de 2100, revela estudo.

Espaciais (Inpe) com base em tendências climáticas revelam que, em 2100, parte do Semiárido brasileiro pode se tornar uma região de deserto.

Caatinga pode se tornar deserto, o que coloca em risco espécies vegetais do bioma Foto: Arquivo
De acordo com o pesquisador José Marengo, o aumento da temperatura e a falta de chuva podem ser os principais responsáveis pela aridez nPara Marengo, a situação atual do Semiárido é preocupante devido à duração da estiagem. A rigorosa escassez de chuvas pelo segundo ano consecutivo impõe à região a pior seca dos últimos 50 anos, que atinge 1.046 municípios. "O maior problema é que a população ainda não está adaptada à seca. E o fato não é um fenômeno surpresa, já aconteceu antes".

Os efeitos mais agressivos da estiagem estão concentrados na Região Nordeste, onde o Ministério do Meio Ambiente (MMA) já identificou oficialmente quatro núcleos de desertificação: são 1.340 quilômetros quadrados e aproximadamente 1400 municípios em 11 estados. A área abrange 16% do território brasileiro.

Os núcleos estão localizados na região do Seridó, na Paraíba, na região de Xingó, que compreende municípios nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia; na região de Gibões, no Piauí; e na região de Irauçuba, no Ceará, onde o maior problema é a falta de manejo dos recursos naturais.

a região. "Em 2050, algumas partes do Semiárido já podem passar a ser áridas. Atualmente chove apenas parte do ano e a precipitação é mal distribuída. No caso da aridez, é quando não há chuva", explica. 

fonte: Diário do Ne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F