Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 22 de setembro de 2012

Irauçuba: oposição questiona resultado da pesquisa.


                          
O candidato do PP( Partido Progressista) Heleno Araújo, em reunião política realizada no bairro do Açude. Rasgou o jornal em que foi feita a publicação de pesquisa eleitoral registrada no TSE. Em que o candidato do PHS, Zé Mota aparece com 57,8% das intenções de votos. Segundo Heleno a pesquisa é uma " fraude" segundo ele, o instituto que realizou-a,  não tem idoneidade. 

Hoje pesquisamos no sistema Pesqele do TSE e constatamos que só nesta eleição, o  Instituto Exacta já realizou mais de 11 pesquisas eleitorais registradas, em cidades do Ceará. Quando do registro de uma pesquisa a lei eleitoral é muito rígida, são exigidos vários requisitos para a obtenção do mesmo. Nesta eleição apenas  77  pesquisas obtiveram o registro para publicação, portanto, o Instituto Exacta obteve quase  15 %  do total das pesquisas registradas no TSE para o Ceará.

Aquele que for analisar detidamente os números desta pesquisa, constatará que  é a mais pura realidade. Basta comparar os resultados das eleições na cidade desde o ano de 2004. Ano da primeira eleição de Nonatinho. Naquele ano ele ganhou a eleição com mais de 1700 votos. Já na reeleição em 2008 a diferença de votos aumentou para mais de 2700.

Nas eleições de 2010 os deputados apoiados pelo prefeito obtiveram uma maioria de mais de 50% dos votos de Irauçuba, portanto uma maioria esmagadora. Até o candidato ao senado Eunicio Oliveira que era apoiado por Lula, perdeu aqui em Irauçuba. Nonatinho apoiou Tasso Jereissati que perdeu a eleição no estado, mais aqui na cidade, obteve a maioria dos votos para senador. Portanto a cada ano o grupo político de Nonatinho aumenta sua quantidade de votos.

Um outro ponto que faz um liderança política não conseguir eleger um sucessor é quando o administrador realiza uma gestão ineficiente, o que não é o caso de Irauçuba, pois Nonatinho mudou radicalmente para melhor às a áreas de saúde, educação, habitação, além disso obtém sempre mais de 80 %  de apoio ao seu governo. Esta diferença é um fator preponderante numa eleição. Exemplo é o de Lula que conseguiu eleger Dilma para substituí-lo no Planalto.

O alarde que a oposição  faz sobre a pesquisa  é normal, admitir  uma derrota numa  eleição, faltando pouco mais de 2 semanas é jogar um balde de água fria na militância. Nos irauçubense guardamos bem na memória  que nas eleições de 2008 também foi registrada uma pesquisa faltando apenas 2 semanas para a eleição, ela apontava a vitória de Nonatinho. A oposição na época teve a mesma reação de hoje afirmando que a pesquisa era falsa. Quando saiu o  resultado da eleição viu-se que os números dela eram verdadeiros.