Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Seca causará colapso no abastecimento d' água em Irauçuba.

 Média de chuvas em Irauçuba  - de Janeiro a Abril de 2012. Fonte: FUNCEME.

Para os políticos deste estado que planejam gastar milhões de dólares, do bolso do contribuinte cearense na construção do Aquário Ceará. É bom observarem bem os dados fornecidos pela FUNCEME. As chuvas por aqui, até agora, não foi suficiente para encher os açudes que abastecem as cidades.

A média de chuvas de janeiro à abril em Irauçuba foi pouco  mais de 100 mm. O açude Jerimum que abastece a sede do município não recebeu  um centímetro de água este ano. O açude encontra-se com 11% de sua capacidade total, que é de 18 milhões de m³ de água.

Em audiência pública realizada em 23 de março pela prefeitura municipal sobre este tema. Técnicos da COGERH e CAGECE avisaram que a água  do açude Jerimum só daria para abastecer Irauçuba por somente 3 meses.E como a situação vai ficar? Uma população de cerca de 14 mil habitantes vai ficar sem água para as necessidades básicas?

Precisará que os moradores da cidade passem pelo constrangimento  de virar manchete nos jornais, Tvs e revistas do Sudeste passando sede, assim como foi nas diversas secas que ocorreu em décadas passadas? Torrar dinheiro público em obras inúteis como o Aquário Ceará tem. E para construir  uma adutora do Rio Acaraú para Irauçuba, que resolverá o abastecimento de água na cidade será que tem?

Até pouco tempo atrás antes do Presidente Lula ter criado o Bolsa Família, as manchetes dos jornais da capital  em períodos de seca, era sobre a invasão de sertanejos famintos ao comércio das cidades. Hoje já não presenciamos mais este flagelo, graças ao programa implantado pelo governo federal. Nos que moramos na região do semiárido sabemos que de tempos em tempos, temos que conviver com o fantasma da seca. Agora se houver planejamento, seriedade os efeitos da estiagem serão sentidos pouco pelo sertanejo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F