Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de abril de 2012

Irauçuba: Seca ameaça rebanho de pequenos pecuaristas.

                           Açude sem água, retrato da maioria deles no sertão
                                  Sem pasto, reses procuram o que comer.

            Rio riachão  pelo seu leito água não correu neste ano, por causa da seca.

A falta de chuvas ameaça os pequenos pecuaristas de bovinos, ovinos e caprinos desta cidade. Muitos dos pequenos criadores já estão a vender, vacas, ovelhas e cabras. Atravessadores aproveitam a  grande oferta e compram os animais por um preço aviltante. Na cidade durante este período onde a oferta de leite por vendedores  aumenta muito na quadra invernosa, já esta faltando leite,  para a compra.

 Os pequenos agricultores nesta época plantam seus roçados, " Neste ano plantamos feijão e milho  mais devido a falta de chuva  as plantas nasceram  e logo morreram. Não demos nem a primeira capina", conta o  agricultor Batista Azevedo,  45, morador da localidade de São José  a  6 quilometros da sede  de Irauçuba. Batista conta ainda que não sabe o que fazer" temos aqui umas vinte reses, e  o pasto nasceu mas não cresceu devido à falta de chuva. Não temos  como comprar ração para os animais, o jeito e vendê -los, já que não temos condições de criá-los".
 
Percorremos diversas localidades daqui e  o que constatamos foi que os pequenos açudes e barreiros que abastecem as casas dos sertanejos com água,  e mata a sede  dos  animais estão tudo secos. O leito do Rio Riachão  que neste época  era pra se encontrar correndo água, se encontra seco que levanta poeira. O problema de água vai se agravar o abastecimento   das comunidades rurais terá que ser feito através de carros pipas.

Uma coisa que observamos neste ano de seca é que os agricultores não estão " atormentando" as lideranças políticas como em secas anteriores. O Bolsa Família" esta amenizando à fome do sertanejo, mais ninguém sabe até quando, já que o feijão, o alimento principal do sertanejo,  aumentou um absurdo, nos comércios o quilo do produto já se encontra a R$ 7,00 o litro ( é litro mesmo, aqui feijão e farinha não se vende no quilo, como deveria ser)

O Governo estadual até agora não tomou nenhuma providência para ajudar os sertanejos. A preocupação do governador é a construção do Acquário do Ceará" uma obra  cara e inútil que irá beneficiar poucos e individar a maioria dos cearenses. `È inconcebível que o estado se individe em mais de 260 milhões de reais para uma obra faraônica.

Sertanejos aguardam receber o Seguro Safra do governo federal, no valor de  R$ 550,00  mais para que o governo federal repasse o dinheiro é necessário que os municípios estejam em dia com o pagamento da parcela do seguro e decrete  situação de emergência. Cinco municípios cearenses já decretaram estado de emergência e seus agricultores já estão aptos a receber a 1º parcela do seguro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F