Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

domingo, 29 de abril de 2012

Ceará: ainda existe quase 100 mil casas de taipa, diz IBGE.


                                    Uma das quase 100  mil casas de taipa do Ceará.



Exemplo de solução, esta rua na periferia de Irauçuba todas as casas era de taipa a prefeitura através o programa Minha Casa Minha vida do governo Federal. Substituiu todas as casas de taipa da rua, por casas de tijolos.


O IBGE ao longo dos últimos 2 anos vem divulgando estatísticas que foram levantadas durante o CENSO de 2010. Sexta-feira foi divulgado que no Ceará ainda existe quase 93 mil casas de taipa. Estas moradias rústicas construídas de madeira e revestidas com barro serve de abrigo para dezenas de milhares de cearenses.

O Ceará é o segundo estado  com o maior número de moradias deste tipo perdendo apenas para o Maranhão que é o campeão,  desta vergonha brasileira. O problema destas construções de casas de taipa é secular, agravado pelo modo da colonização das terras. O sertão nordestino foi povoado pelos criadores de gado. Formou-se então grandes latifúndios de terra. Estes fazendeiros então cederam locais para os sertanejos que trabalham nestas propriedades construir moradias só que com um detalhe: não construir casas de tijolos, pois os moradores mais tarde poderiam reivindicar posse da propriedade.

As casas de taipa além da condição subumana das pessoas que nela moram, representa também sérias condições de saúde. Um grande o número de casos da doença de Chagas onde predomina este tipo de moradia. O barbeiro agente transmissor da doença pica os moradores que assim contraem  o  " o Mal de Chagas".

Ao longo de décadas nenhum governo seja Federal, Estadual ou municipal criou programas que ajudassem a substituir estas casas. No governo do ex-presidente LULA foi criado o Programa de Substituição de casas de taipa por moradias de tijolos. O programa foi um avanço embora tímido aqui mesmo em Irauçuba já foram substítuidas mais de 100 casas de taipa, através deste projeto.


A solução para este problema esta em governos que sejam comprometidos com os mais carentes, já que no Ceará atualmente o governo do Estado não o tem,  com os mais pobres. Vejam ai o que se  planeja,  é a construção do Ácquário obra inútil que custará mais de 300 milhões de reais e que não ajudará o estado em nada. Aliás, o governo estadual é mestre em gastar dinheiro do povo com coisa sem serventia. Pergunta que não quer calar é aonde se encontra aqueles dez patinetes comprados para a PM fazer vigilância na beira-mar da capital. Cada patinete custou aos pobres contribuintes o valor de 28 mil reais cada. E só serviu de riso para o Brasil. Quando um PM que nele pilotava caiu e foi mostrado em rede nacional de televisão.

Francisco Firmino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F