Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tropas federais cercam Assembleia Legislativa em Salvador.

Local é ocupado por PMs grevistas e suas famílias desde terça-feira (1), início da paralisação da categoria; mortes chegam a 93 na capital e região



Desde as 5h30, cerca de 600 soldados do Exército, além da Força Nacional e Polícia Federal, militares da Tropa de Choque e do grupo de operações especiais ocupam os entornos da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, nesta segunda-feira. O local é utilizado pelos grevistas e suas famílias desde terça (1) quando a PM do Estado decretou paralisação.

Além de encerrar a greve, o Exército também esperar cumprir os 11 mandados de prisão expedidos pela Justiça baiana contra os líderes do movimento, que ainda estão no pátio do local. Todos os agentes cercam a Assembleia e possuem forte armamento - metralhadoras, fuzis, pistolas e bombas de efeito moral. A tropa afastou a imprensa do local e fechou as ruas de acesso ao Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Manifestantes que apoiam os PMs em greve entram em confronto com as tropas federais
O clima é de tensão no local. Mais cedo, alguns manifestantes, que apoiam a greve e ocupação da Assembleia, entraram em confronto com os soldados do Exército. Balas de borracha foram utilizadas para conter o protesto.

A operação federal buscando o fim da greve teve as primeiras movimentações registradas ontem à noite. Por volta das 19h, o abastecimento de energia elétrica no local foi cortado. Blindados Urutu do Exército, que chegaram ontem à cidade, e helicópteros foram vistos sobrevoando o local.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) registrou 93 homicídios desde o início da greve no Estado. O número de assassinatos contabilizados durante a greve da PM é mais da metade dos 172 homicídios registrados em todo mês de fevereiro de 2011.

O pedido para a desocupação do prédio da Assembleia foi feito no domingo (5) à tarde pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, ao general G.Dias. Nilo disse que "os trabalhos legislativos precisam voltar à normalidade e que a Assembleia não pode ser usada como abrigo para foragidos da Justiça". O deputado falou ainda que o pedido partiu dele mesmo, e não do governador.

Proposta de reajuste

Ontem à noite, por volta das 21h30, os grevistas decidiram não aceitar a proposta de reajuste e manter a paralisação. "Chamem seus colegas, esta é uma noite fundamental para nossa luta", disse o líder da greve, o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), em discurso para os cerca de 300 PMs.

Fonte:IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F