Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto leva para Missi presentes para mil crianças.

Pelo terceiro ano seguido, um projeto social leva o Natal para dentro do distrito do Missi, em Irauçuba




O distrito do Missi fica encravado a 15 km da sede de Irauçuba. Por lá o tempo corre (ou anda, melhor dizendo) diferente. Todo dia parece domingo. Com acesso difícil, quase não há carros. O comércio é tímido. A população não passa dos seis mil habitantes. A carência é grande. Inclusive de sonhos. Mas desde 2009 que eles aparecem pelos menos no Natal.


Uma afilhada da terra resolveu que Papai Noel existe. E que ele poderia passar pelo distrito com a ajuda de doações, boa vontade e muito trabalho de gente que tira o final do ano para pensar no outro. “Cada pessoa pode doar um pouco de tempo, de presente ou de dinheiro para fazer crianças carentes felizes. No Missi, o Natal passava em branco, sem nem uma luz nas árvores”, lembra Renata Cidrão, idealizadora do Natal Feliz do Missi.

O projeto começou miúdo, com uma minguada distribuição de presentes na praça principal. Renata aproveitava as idas com o pai, Walmar Braga, criado por lá, para fazer da visita um tempo de solidariedade. “Começou em 2009. Foi uma loucura. O Papai Noel foi improvisado, veio numa carroça, com um saco pequeno”, conta a diretora do Natal Feliz do Misso, rindo da confusão que foi dar conta de tanta criança. “Apareceu gente de todo canto. Não foi suficiente. Era a deixa para aumentar”, diz.
Em 2010 o Natal foi para o clube da cidade. Teve meta de arrecadação, distribuição por faixa estária, Papai Noel contratado e lanche para quase 800 crianças. Este ano, a ousadia foi ainda maior. Mil meninos e meninas foram cadastrados previamente, preencheram ficha dizendo o que queriam e contaram com uma estrutura de recreação, com brinquedos e brincadeiras. “Foi lindo. De emocionar”, recorda Renata Cidrão, que arrastou duas amigas para ajudar na organização. “Elas voltaram de lá bestas”, garante.

Fonte: Jornal O POVO.

Um comentário:

CURTIR F