Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Irauçuba ganha projeto de revitalização de cobertura vegetal



                                                         





Fotos do lançamento do Programa  em Irauçuba.


A Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio de sua Diretoria Florestal, lançou o Projeto de Revitalização da Cobertura Vegetal em Irauçuba. O projeto vai recuperar as matas ciliares, vegetação e os recursos hídricos de Irauçuba.

A gerente da Diretoria Florestal da Semace, Flávia Vasconcelos, juntamente com técnico florestal Leonardo Ferreira, foram responsáveis pela apresentação do projeto para o público presente no evento, em Irauçuba, que contou ainda com a organização da assessora técnica, também do órgão, Virgínia Carvalho.

Buscando minimizar os impactos ambientais na região, especificamente do açude Jerimum e do rio Caxitoré, o projeto prevê entre suas principais ações a implantação de um viveiro florestal de mudas nativas, incentivar o cultivo de essências florestais, viabilizar a recomposição das matas ciliares e fortalecer a recuperação da cobertura vegetal nativa.

Nas comunidades onde serão feitas a recomposição das matas ciliares e o revigoramento das reservas legais, o projeto promoverá 15 palestras, além de seminários e minicursos, para estimular a consciência ambiental, destinado para os agricultores, professores, educadores ambientais e sociedade em geral. Serão realizados ainda cinco dias de campo nas comunidades envolvidas.

Como resultado das ações espera-se consolidar uma nova consciência ambiental, progredir na recuperação das florestas, preservar os recursos hídricos, modificar o quadro econômico da região, através da produção diversificada e mitigar os efeitos da mudanças climáticas.

Saiba mais - O projeto é fruto de uma parceria da Semace com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Prefeitura de Irauçuba. O financiamento veio por meio de edital lançado pelo banco, e a escolha de Irauçuba como município pioneiro se deu por conta do processo avançado de desertificação na região. O projeto poderá se estender por outras localidades. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Semace).

 

A Caatinga é um bioma totalmente brasileiro e está ameaçada, seriamente pela desertificação. É dever de todos nos lutarmos para combater este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F