Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Irauçuba: CIADI apresenta espetáculo de dança regional na sede e distritos.

A CIADI ( Companhia Irauçubense de Arte e Dança) uma OSCIP fundada em 2009, em Irauçuba e é formada por crianças, adolescentes e jovens que tem como missão promover a arte e dança regionais. Está apresentando o espectáculo" Sejam bem vindos à Terra da Amizade". A apresentação ocorreu na sede dia 19 de Novembro, e contou a participação de muitas pessoas que o prestigiaram. No decorrer do ano mais apresentações serão feitas nos distritos de Irauçuba.


O evento muito bem organizado visa mostrar através da dança, a cultura do  povo irauçubense. . Segundo informa a diretora  do evento e também coreografa Geraldina Lopes Braga" procuramos contar a história  dos artistas locais "A Ideia  surgiu a partir do Projeto mapeamento cultural do governo do estado. "Mapeamos as principais formas de artes populares existentes no município. A partir daí começamos a mobilizar as pessoas da CIADI para realizarmos o projeto", conta ela.



 No total a produção do espectáculo conta com a participação de 65 dançarinos que se alternam cantando e dançando. Divide-se com  homenagens a Mestre Vino famoso luthier de rabecas de Irauçuba . Em outra parte o destaque são os dançarinos fantasiados de boneca de pano  .A inspiração veio de duas artesãs de bonecas de pano do distrito do Juá. Do distrito de  Missí o destaque é apresentação de grupos de reisados muito ativos naquele distrito e  bem mostrado pelos artistas da CIADI. O espectáculo encerra-se com a dança de xote e xaxado, danças típicas da nossa região.


O evento não fica a dever a espectáculos de dança praticados em  grandes centros urbanos . De parabéns encontra-se a todos que tiveram a excelente ideia de promover a cultura  nordestina e de nossa cidade. E vale a pena ser conferido por todos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F