Seguidores

FACEBOOK

Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Imperialismo americano continua o mesmo só mudou de cara.

        
Acima foto do ditador Ghadafi morto, numa câmara frigorífica em Sirte, Líbia e abaixo bombardeio ao comboio de Ghadafi pelos aviões da OTAN.





Hoje recordando aquela cena histórica  já no final da guerra do Vietnã.  Das crianças chorando enquanto atrás delas era jogado bombas. Fico a imaginar que o imperialismo americano não muda. Só os governantes mudam.

No vietnã quando inciou-se a 2º fase da guerra na qual os EUA entraram em combate o Presidente era o democrata JFK depois L Jonsohn. Já nas guerras iniciadas pelos Buhs, pai e filho, Iraque, Afeganistão. A desculpa era a mesma defender o povos do mundo da tirania destes assassinos, vilões. Ho chi min, Sadam, Talibans... em nome desta doutrina centenas de milhares ou talvez milhões de pessoas morreram nas batalhas ou em consequencia delas aos longo dos anos. Mas na realidade sabemos muito bem o que se esconde por trás disto o interesse financeiro americano. Se alguém o contrariar é eliminado. Sadam enquanto era "amigo" dos EUA, vendia petróleo e comprava das indústrias americanas, era do bem. A desculpa para a invasão do Iraque era que lá se encontravam armas nucleares que ameaçavam de destruição a humanidade, após a invasão o que vimos era que o exército do Iraque era equipado com armas obsoletas vendidas por eles a peso de Petrodólares, na década de oitenta.
Confesso que com a eleição de Barak Obama, um democrata, negro de origem africana imaginei que a  política externa dos EUA  ia tomar um novo rumo, enganei-me. A tirania permanece a mesma. E pior que a "cultura da guerra", da violência está encravada no seio da sociedade americana. Eles festejam a morte. Foi assim com  Sadam, Bin Laden,  no mundo atual existe o TPI, Tribunal Penal Internacional da ONU que julga crimes contra a humanidade. Os EUA não fazem parte dele.O império pode matar, torturar quem bem quiser e onde for.
Não sou  a favor de ditaduras nem tampouco de ditadores, mas aquele teatro feito com a  morte de Ghadafi me deixou triste. A humanidade ficou pequena. Pessoas comemorando à morte de um ser humano. Assim num espetáculo grotesco. Líderes mundiais felizes com a morte. Barak Obama, Sarkozi... Na realidade sabemos que a Líbia é um país riquissimo em Petróleo. E o que está em jogo é o Petróleo de lá e  as centenas de bilhões de dólares depositados em bancos europeus e americanos pelo governo de Ghadafi. Esses bilhões de dólares agora servirá para pagar os financiadores da guerra na Líbia. A grande verdade do mundo sempre foi, e  será, que antes de tudo prevalece o interesse pelo dinheiro. Acima de qualquer coisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR F